BRASIL versus ÍNDIA

crescente religiosidade é o aspecto cultural agregador

nessas duas sociedades dominadas pela injustiça social!

 

Nota importante: esse texto traz apenas informações básicas. Estude! Pesquise e se aprofunde mais no assunto! Não acredite cegamente em nada que está escrito neste artigo e ao mesmo tempo esteja aberto à investigação e experimentação pessoal!

 ESSES DOIS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS SÃO MUITO SEMELHANTES EM VÁRIOS ASPECTOS NEGATIVOS, TAIS COMO OS 6 AGRUPADOS A SEGUIR: 

  1. O tamanho continental, a desigualdade extrema, a religiosidade exacerbada. 
  1. Hierarquização institucionalizada, cultura extrativista, patrimonialista e de mediocridade. 
  1. Relação colonialista de dominação, analfabetismo e pobreza em grande escala. 
  1. Clientelismo, fisiologismo (toma lá dá cá), peculato, suborno, extorsão. 
  1. O comportamento de cachorro vira-lata e de ovelha (ou cordeiro) obediente de grande parte da população. 
  1. Os cidadãos seguem cada vez mais um objetivo de vida destituído de critério de valor e no qual a felicidade está sempre no futuro, nunca na realização presente. Daí, a tremenda expansão do fervor e fanatismo religioso.

 A hierarquia é fundamental na CULTURA INDIANA. Ela assume a forma de CASTAS e SUBCASTAS — grupos de pessoas, ou de famílias, que possuem determinadas tradições que os classificam hierarquicamente como mais “puros” ou “impuros” dentro da sociedade hinduísta. Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. Cada integrante do grupo só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.

 A camada mais baixa da população nem sequer está incluída no sistema de CASTAS. São os párias, os marginalizados da sociedade, sem profissão definida, privados de todos os direitos religiosos ou sociais, sem qualquer tipo de privilégio. São os cordeiros que, segundo a tradição, vieram da poeira debaixo do pé de Brahma (o primeiro deus no hinduísmo, considerado o criador do universo). São considerados “intocáveis” e inspiram apenas desprezo dos outros membros da sociedade.

 “INTOCÁVEL” é o termo utilizado historicamente para se referir às pessoas que trabalham com coisas tão sujas (por exemplo, coleta de lixo e limpeza de fossa séptica) que os indianos das outras castas literalmente recusam tocar nelas. 

Dependendo do local ou contexto social, os “intocáveis” são discriminados de outras maneiras – por exemplo, não comem juntos, não utilizam os mesmos pratos ou não têm acesso às casas dos “puros”. Você concorda que esse tipo de segregação, no BRASIL nos remete ao tratamento dado às empregadas domesticas dos ricaços?

O conceito de “pureza” se refere aos hábitos e valores espirituais. Abrange alimentação, vestimenta, religião, profissão, etc. Não existe nenhuma possibilidade de passar de uma casta para outra, nem por casamento, nem por qualidades pessoais ou profissionais. 

Mesmo nas grandes cidades, é muito fácil se informar sobre a casta de qualquer pessoa.  Muitas vezes dá pra saber só pelo sobrenome (muitos sobrenomes indianos vêm das antigas profissões/castas). 

 Essa informação pode ser utilizada pelos outros membros da sociedade em várias situações constrangedoras, como nas decisões no processo de seleção de funcionários. Algo muito parecido com o famigerado QI (quem indica) no BRASIL, onde seis em cada dez empresas (60%) utilizam esse sistema injusto na hora de contratar.

Também não é incomum o dono de uma empresa preferir contratar gente da mesma casta dele, ou secretamente se recusar contratar gente das castas inferiores. VOCÊ CONCORDA QUE ESSE TIPO DE DISCRIMINAÇÃO É EQUIVALENTE AO QUE ACONTECE COM OS NEGROS DO PARAÍSO TROPICAL?

 Cerca de 90% dos casamentos indianos ainda são entre pessoas da mesma casta e a casta do possível genro/nora é quase sempre um fator determinante na decisão dos pais. Algo muito parecido acontece com as famílias brasileiras que, ao longo de gerações, acumularam grandes fortunas. É extremamente raro um dos seus herdeiros se casar com alguém desprovido de bens materiais.

Tudo isso, no entanto, não significa que as desigualdades econômicas entre as pessoas sejam exageradas, como no Brasil. Nem todos os membros das castas inferiores são de fato extremamente pobres. Existem ricos, ou que enriqueceram entre eles. Apesar de ter sido oficialmente abolido em 1946 e de sua prática ter sofrido alguns abalos com a invasão do capitalismo, esse sistema milenar permanece atuante na sociedade indiana. 

Já o Brasil forma uma SOCIEDADE RELACIONAL, em que o mais importante não é nem o cidadão nem a coletividade; o fundamental são as relações pessoais de cada um, as amizades e a rede de parentesco.

Na teoria, isto é, no papel, nas inúmeras Constituições (que em geral são cópias de leis existentes nos EUA, França ou Alemanha), o Brasil seria uma sociedade individualista, voltada para a valorização do cidadão. 

Mas, na prática a situação é muito diferente (a combinação da teoria com a prática chama-se teática): o importante não é o cidadão brasileiro e sim a pessoa (brasileira ou não), ou seja, as relações pessoais de cada um (cargo, amizades e parentes influentes, poder aquisitivo para comprar funcionários públicos, policiais, juízes e políticos corruptos ou para contratar bons advogados para evitar ou burlar “legalmente” a aplicação da lei). 

A despeito de toda essa “armadilha social”, a principal causa da extrema desigualdade social é a CLEPTOCRACIA que governa o Estado brasileiro. NO NOSSO PAÍS EXISTEM 2 CONGRESSOS, ESCREVE LUCIO VAZ NO SEU LIVRO ARRASADOR “A ÉTICA DA MALANDRAGEM”:

 Um deleso oficial, digamos assim – uma ínfima minoria que é capaz de fazer uma nova Constituição, aprovar o impeachment de um presidente, lutar contra a ditadura, fazer leis para o país crescer.

 O outroo subterrâneo, revoltante, criminoso – a grande maioria que vende votos e favores, aluga mandatos e legendas, emprega parentes, toma dinheiro de humildes funcionários, exige cargos e verbas do governo federal, assalta empresários corruptores (que aceitam as regras deste jogo sujo) e até consome e trafica drogas.

 O mais trágico é que este CONGRESSO DE CLEPTOCRATAS, na verdade, com seus membros todos eleitos pelo voto popular, é um triste espelho da nação e de seu povo, pois não existe corrupção política sem haver CORRUPÇÃO SOCIAL, ou seja, primeiro a sociedade se corrompe para posteriormente corromper o Estado. Muitos barões ladrões de mais alto calado continuam na vida pública há décadas. A corrupção é imoral, mas o povo tolera, portanto, tornam-se parceiro dos corruptos e corruptores, pelo menos por omissão.

Há uma frase famosa, e verdadeira, que diz que “no Brasil as leis são para os inimigos, e para os amigos aplica-se o jeitinho brasileiro”. A ideia do jeitinho sugere que se deixa de aplicar a lei em troca de propina ou “gratificação” ou a pessoa foi bem “recomendada” por alguém influente.

Existe também a lei da selva e a lei do Salve-Se Quem Souber — ensinada no E-book “De Paraíso Tropical a Inferno Latino Americano”, de autoria de Dan Herman.

A LEI DA SELVA, totalmente anticosmoética e antievolutiva, é aquela na qual cada um deve levar vantagem em tudo, mesmo usando de artifícios que seriam considerados ilegais, desonestos ou crueldade na ÍNDIA e outras culturas que “não aceitam” o cristianismo.

No BRASIL, ninguém confia em mais ninguém. Ninguém tem expectativa comportamental saudável em relação ao outro. A sensação generalizada é que todos estão no jogo para pilhar, corromper e roubar. O tecido social está inteiramente corrompido.

Parentes que roubam o minguado salário dos idosos, estupros de crianças por padrastos, prostituição infantil, pedofilia praticada por religiosos influentes na comunidade, tráfico de mulheres e crianças, etc. são crimes hediondos que ocorrem amiúde em nossa sociedade hipócrita, idolatradora de Jesus de Nazaré, considerado “o filho pródigo de Deus”. 

Além disso, no BRASIL, a despeito de toda religiosidade, de se pregar em altos brados o amor e a compaixão de Jesus de Nazaré, NÃO SE DÁ A MÍNIMA ATENÇÃO para as condições execráveis em que vivem milhões de crianças e idosos indigentes, abandonados à própria sorte, NEM SE DÁ O DEVIDO VALOR À VIDA HUMANA.

Veja na mídia e Internet os valores irrisórios das indenizações que são pagas no país em caso de morte ou invalidez causada por acidentes de trabalho e de trânsito — muito diferente do quadro visto em outros países onde as religiões organizadas têm pouco prestígio.

 O AUTOR DESTE ARTIGO DEFENDE A SEGUINTE TESE, TECNICAMENTE DEMONSTRADA PELA LEI DE CAUSA E EFEITO (OU LEI DE CAUSALIDADE): o BRASIL caminha a passos largos para se transformar, nos próximos trinta anos (meados do século XXI), numa ÍNDIA Infernal da América Latina ou no INFERNO LATINOAMERICANO.

 

O indivíduo e o grupo deixaram de funcionar satisfatoriamente, vivendo numa condição de anomia social — situação em que há divergência ou conflito entre normas sociais, tornando-se difícil para o indivíduo respeitá-las igualmente. Os cidadãos seguem cada vez mais um objetivo de vida destituído de critério de valor e no qual a felicidade está sempre no futuro, nunca na realização presente. Daí, a tremenda expansão do fervor e fanatismo religioso. 

Teste sua compreensão leitor/leitora: após a explicação desse artigo, a resposta para as 5 seguintes questões pode ser a prova de fogo para a sua condição de livre-pensador e de bom-entendedor. Senão, vejamos: 

1.      Após ficar ciente dos fatos apresentados neste artigo, você vê a necessidade de uma reavaliação de sua vida? 

2.    É você plenamente consciente de suas obrigações e deveres de modo a não contribuir para a cultura da mediocridade, desonestidade e da impunidade existente no Brasil? 

3.    Suas palavras e ações contribuem para a honestidade ou para a desonestidade da coletividade? 

4.    Você se considera uma pessoa intelectualmente engajada ou um “ego vazio”, individualista, infantil e narcisista incapaz de desenvolver uma vida interior? 

5.    Você se considera impotente diante das poderosas forças do proselitismo encenado por religiosos hipócritas e arrivistas que ameaçam enterrar as ideias progressistas e renovadoras sob um manto de monoideísmo limitador da consciência e de cientificismo maldirecionado?

Dan Hermano inconfundível e autor do revolucionário E-book "De Paraíso Tropical a Inferno Latino Americano" é estudante e praticante da seguinte sabedoria aplicada com enorme sucesso pelos povos mais desenvolvidos do planeta: 

Se formos tolerantes ante os maus e intolerantes, e não defendermos a sociedade em que vivemos contra os seus assaltos, os bons e tolerantes serão aniquilados e com eles a bondade e a tolerância.

Este E-book de alta-ajuda descreve em linguagem clara o sonho de todos brasileiros esclarecidos: um governo que livre nosso maravilhoso Paraíso Tropical do subdesenvolvimento que ameaça transformá-lo numa Índia da América Latina. Para mais detalhes acesse agora https://www.salvesequemsouber.com.br