O Brasil é considerado o país com a maior incidência de raios de todo o mundo.

Para mensurar o perigo dos raios, em 2011, 81 pessoas morreram no Brasil atingido por raios.

Já o Pico do Jaraguá teve no mês de Outubro aproximadamente 22 raios. Essa é a mesma quantidade de raios que atingiram o topo do Empire State Building, em Nova York no ano de 2012.

O que é um RAIO?

O raio é uma descarga elétrica com uma grande intensidade que é formada quando a rigidez dielétrica do ar é quebrada e as cargas elétricas flutuam diretamente das nuvens para o solo ou vice e versa. 

Incidência de Raios no Brasil e no Mundo

O Brasil é o páis com a maior incidência de raios por ano no mundo!

Quantidade de raios em 2011 no Mundo.

 Brasil > 57,8 milhões de raios

 República Democrática do Congo > 43,2 milhões de raios

 Estados Unidos da América > 35 milhões

 Austrália > 31,2 milhões

 China > 28 milhões de raios

Ranking de raios que atingem o Brasil por ano.

 Amazonas > 11 milhões

 Pará > 7,38 milhões

 Mato Grosso > 6,81 milhões

 Rio Grande do Sul > 5,18 milhões

 Mato Grosso do Sul > 4,24 milhões

Áreas com Isolante Elétrico são viáveis em São Paulo?

Como vimos acima o Brasil sofre com a quantidade de raios que atingem o país anualmente, porém, se compararmos a quantidade de raios com a quantidade de vitimas fatais, percebemos que o número é "baixo".

Lugares com isolamento elétrico são criadas em áreas especificas, por exemplo, em cabines primárias e subestações de energia, ou seja, lugares que sofrem uma exposição frequente com grandes cargas de eletricidade. 

Dentro dessas áreas são utilizados, normalmente, um tapete isolante elétrico, que são considerados como equipamentos de proteção coletiva. 

Essas áreas especificas são desnecessárias, tendo em vista que existe um processo de conscientização para a população, informando o que é necessário fazer em uma tempestade de raios ou em situações com raios.

 Com a expansão da cidade, também podemos notar que o tempo gasto por uma pessoa até um abrigo seguro é muito baixo, ou seja, o resultado em estar em um lugar coberto é praticamente o mesmo de uma área de isolamento elétrico.