O Brasil está apto para assegurar a segurança ao longo da realização das Olimpíadas e das Paraolimpíadas no Rio de Janeiro no ano que vem, garantiu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O ministro frisou que o país tem todas as condições para oferecer um padrão de segurança de qualidade durante o maior evento esportivo do planeta. O comentário foi reforçado em entrevista em Brasília, logo após os atentados terroristas na capital francesa, Paris, no dia 13 de novembro.           

De acordo com Cardozo, o Brasil está realmente preparado. Para a disputa dos Jogos Olímpicos, que iniciam no dia 5 de agosto de 2016, devem desembarcar aproximadamente 10.500 atletas profissionais de cerca de 205 nações na Cidade Maravilhosa. Além do mais, são aguardadas as presenças de mais de 100 chefes de Estado para a cerimônia de abertura.

O ministro ressaltou que o país não conta com histórico de alvo de atentados terroristas, mas, confirmou que não descarta a necessidade de acompanhar com atenção toda a tensão mundial e de realizar todas as funções essenciais para possibilitar a realização de eventos de grandes portes no Brasil.

Vale lembrar que ao longo da Copa do Mundo de futebol do ano passado, todas as ações de segurança foram realizadas com sucesso. Na época, ocorreu um trabalho em conjunto com policiais internacionais no desenvolvimento de uma matriz de responsabilidade no Brasil, que reuniu não apenas as forças do Ministério da Justiça, mas, ainda do Ministério da Defesa, com a ideia de efetuar um trabalho no setor de inteligência e na execução de normas de segurança de prevenção ao terrorismo.

E esse mesmo estilo de trabalho, de acordo com informações do ministro, será efetuado em 2016, nas Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio, mantendo contato com órgãos de inteligência internacional. Desta forma, Cardozo alega que o Brasil está preparado para apresentar um padrão de segurança de alto nível. 

Governo francês oferece ajuda ao Brasil para garantir segurança

Em passagem pelo Brasil, o ministro de Assuntos Exteriores e do Desenvolvimento Internacional da França, Laurent Fabius, ofereceu suporte ao governo brasileiro para assegurar a tranquilidade e evitar a possibilidade de qualquer ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em entrevista a Agência Brasil, o ministro afirmou que a França está à disposição do Brasil tanto para transmitir os resultados das ações que estão sendo feitas no país quanto com o próprio serviço de inteligência, para diminuir o perigo de ataques no Brasil durante a realização do evento esportivo.

De acordo com Fabius, a tragédia que ocorreu na capital francesa, infelizmente, poderia ocorrer em diversos cantos do planeta, já que os grupos terroristas contam com ramificações internacionais. Por isso, as autoridades francesas se colocaram à disposição da presidente da república, Dilma Rousseff, para trabalhar em conjunto com o setor de inteligência nacional.

Segundo uma reportagem da Agência Brasil, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que todo o suporte é extremamente bem-vindo e útil para garantir a paz e o sucesso absoluto das Olimpíadas no Rio. 

Gostou do artigo? Acesse o site Jurídico Correspondentes para ler mais textos como este.