BRASIL POTÊNCIA

 

         Fala-se muito pelo mundo afora que o Brasil é uma potência em emergência, mas o que falta para que o nosso país seja realmente uma potência mundial. Creio que ainda falta muita coisa. Vamos tentar analisar neste texto alguns itens básicos que o país precisa resolver para ser realmente uma potência mundial.

        O nível de pobreza ainda é muito grande no Brasil. Na periferia de todas as cidades do país vemos massa e massa de pessoas passando fome, sem emprego, sem casa, sem móveis e principalmente sem comida. O nível educacional também é muito grande. Na zona rural os efeitos são ainda maiores, pois falta de tudo.

        O governo vê muito o lado do sul e o sudeste do país, mas esquece que existe a região Norte e principalmente a região nordeste, onde se concentra o maior número de pobreza devido as secas constantes na região.

        Outro setor que precisa de muito cuidado é no setor educacional. O ensino de primeiro e segundo grau deveria ser levado a todas as regiões do país, pobres e ricas e esta educação deveria ser obrigatória. Todos precisam ter o I e o II grau. É o mínimo necessário para melhorar o nível cultural do país. Muitos pais colocam seus filhos nas escolas, mas eles mesmos não têm um bom nível de ensino. Vemos que isto está melhorando um pouco com os incentivos do governo federal com a criação do ENEM, do PRO-JOVEM e de outros movimentos neste país, mas é preciso fazer mais, muito mais.

        Quando ao setor de emprego precisa melhorar ainda mais. Temos muita gente desempregada neste país. Muitos ficam desempregados, realmente, porque querem. Há muito serviço neste país, mas existem  muitas pessoas que não querem fazer absolutamente nada. Estes deveriam ter alguma medida de punição, pois quem não faz coisa boa, acaba fazendo coisas ruins, já que mente ociosa é oficina do diabo como diz o ditado.

    A saúde no país está uma calamidade pública. O tal de SUS que existe por aí é um verdadeiro terror. Quase sempre não tem médico para atendimento, muitos atendentes dos postos, mais parecem cavalos quanto a educação. O atendimento médico no tal do SUS é extremamente precatório, remédios quase sempre não existem, máquinas para exames vivem mais quebradas que tudo e assim o povo vai sofrendo todo tipo de conseqüências. Este setor precisa ser totalmente modificado. Não está dando certo em lugar algum.

    Quanto ao saneamento básico precisa ser melhorando muito. Em todas as cidades o que vemos é uma grande quantidade de lixo pelas ruas, buracos pra todo lado, bueiros entupidos, terrenos baldios. Interessante que tanto faz ser cidade grande, média ou pequena é tudo igual, este deserviço é o mesmo. O povo também contribui para que haja uma grande quantidade de lixo espalhado por aí, pois é o primeiro a jogar lixo a torto e a direito por todo lado.

    Rede de esgoto são poucas cidades que têm, assim mesmo todos os detritos são jogados nos rios sem nenhum tratamento. Grande parte dos nossos rios está poluído por causa destes esgotos. Lá se vão os nossos peixes, lá se vai a nossa água.

    Setorzinho complicado também é quanto a segurança pública. Nunca se viu tantos ladrões, tantos criminosos, tantos pedófilos, pederastas e prostitutas como no nosso tempo. Não podemos deixar as nossas casas sozinhas nem um dia. E mesmo com as pessoas dentro de casa, ainda sofremos a tortura dos marginais. Isto é falta de educação e repressão policial.

    Quem é que viaja tranqüilo neste país com as péssimas condições das estradas? Alguns trechos já nem parecem que são mais estradas, mas apenas caminhos antigos. Asfalto destruído, sem placas de sinalização, buracos na pista, pontes quebradas, animais passeando tranquilamente. As rodovias federais estão em piores condições. Por outro lado em algumas regiões como o Centro Oeste e região norte falta cortar muitas estradas ainda, pois existem cidades onde há apenas caminhos para se chegar até elas.

    Temos que incentivar mais as indústrias neste país. Existem matéria prima em abundância. Grande quantidade de alimentos se perde por não serem industrializados. Assim uma enorme quantidade de frutas em todas as regiões vão para o lixo, pois não são aproveitadas. Em todas as cidades temos matéria prima se perdendo quando poderiam ser aproveitadas nas indústrias.

    Muita coisa que daria para ser aproveitada acaba indo para o lixo. Por mais que se aproveita ainda vemos uma grande quantidade de papelão, garrafas pet, plástico, madeira, ferro, alumínio, vidros de todos os tipos sendo jogados nos lixões. Tudo poderia ser reciclado para fabricação de novos produtos e não poluição do meio ambiente.

    O combate às drogas e a violência precisa de medidas urgentes para sanar este problema. Quantos e quantos assassinatos, brigas e desavenças estamos vendo por causa deste terror. Favelas inteiras dominadas por traficantes. É preciso um estudo urgente para aplicação de novas medidas a fim de inibir esta maldição. Isto poderia começar pelas escolas, pela educação.

    O combate a criminalidade, para isto recolhendo as armas existentes e tentando o máximo possível a não entrada destas armas pelos países vizinhos.

    A violência em nosso país está muito grande. Morre mais gente assassinada neste país do que em qualquer guerra. Estamos vivendo um verdadeiro caos. A pena de morte não resolve, como não resolveu nos países onde existe esta lei. O mais certo é que se colocasse todos estes presos para trabalhar no pesado. Há tanto serviço para se fazer neste país e as prisões cheias de pessoas comendo e bebendo e estudando maldades para aplicar no povo.

    O sistema carcerário também deveria mudar. Nada de prisão especial para quem tem curso superior. Ele é um preso como outro qualquer, cometeu iniqüidade, ás vezes muito pior que qualquer cidadão comum. Portanto ele precisa trabalhar como os outros. Nada de regalias.

    Os nossos políticos precisam ser pessoas mais sérias, mais honestas, mais humanas. Antes de a pessoa se candidatar para qualquer função política, deveria ser feito uma varredura na vida desta pessoa. Ele não deve ter cometido nenhum tipo de falta, pois que fez uma vez, faz outra. Infelizmente não é feita uma investigação em quem quer ocupar uma função política. Pode entrar qualquer um e aí o leque fica disponível para quem quiser se abanar. Vemos falcatruas e mais falcatruas em quem deveria estar trabalhando exatamente para combater estes erros.

     Os políticos também deveriam ocupar o cargo para trabalhar. Alguns não fazem absolutamente nada. Vão apenas assinar o ponto, se é que existe algum livro de assinatura de ponto.Cada político pode contratar uma quantidade enorme de pessoas para ajudá-lo. Muitos só dão o nome e vão receber o dinheiro no final do mês. Nenhuma investigação é feita quanto aos funcionários destes políticos.

    A pornografia no país está fora do limite. Sexo aqui ficou uma coisa banal, horrorosa. Basta ligar as nossas televisões, ir em nossos cinemas, revistas e livros. Muitos sites de nossos computadores estão infestados desta bestialidade humana. Em vez de utilizar as ferramentas para uma coisa boa, cultural, educativa, religiosa. A maldade impera em todos os sentidos.

    No Brasil deturparam a religião. Hoje vemos os milagreiros mentirosos na televisão. Tem gente até ressuscitando mortos, coisa que Jesus só fez uma. Consideram-se maiores do que Jesus. É mentira em cima de mentira, falcatrua em cima de falcatrua e o povo ingênuo seguindo estes imbecis. A quantidade enorme de dinheiro que são dados a certos religiosos, daria para acabar com a fome no país. Criam-se religiões da noite para o dia e passam a roubar e o governo não olha e nem fiscaliza. Não é preciso roubar mais de mão armada neste país, basta criar uma religião e cobrar o famigerado dízimo. Não são trabalhadores de Jesus, são mercenários declarados. Quanto foi que Jesus cobrou para pregar a religião?

    O comércio e a exportação precisam ser mais fomentados. Temos que incentivar ainda mais o comércio exterior, trazendo divisas para o Brasil. Temos condições para isto e podemos exportar ainda mais.

    Nós nascemos num país rico em tudo aquilo que imaginamos, mas o brasileiro precisa trabalhar para isto, precisa lutar e só assim seremos a tão sonhada potência.

    Estamos um pouco longe de ser potência. Primeiro precisamos arrumar a nossa casa e só depois pensar em ser o país mais rico do mundo. Já somos ricos, precisamos é trabalhar para nos melhorar. Um dia chegaremos lá.