Professor Me. Ciro José Toaldo

Estava com o artigo pronto a respeito do balanço da existência de 2016, mas frente aos últimos acontecimentos, não poderia deixar de expressar minha indignação com os poderes constituídos desta nação!

Como comentamos em artigos anteriores, o governo Temer, a cada dia perde a confiança dos brasileiros, uma pesquisa recente aponta que mais de sessenta por cento dos brasileiros não o querem na presidência; mas, também, apronta cada uma: lançou a famigerada PEC 241, que no Senado é a PEC 55 e, anda a todo vapor, passando na primeira votação. Este é o presente de grego de Temer que deseja que apenas o povo pague a conta de tudo. Não fosse apenas a PEC, agora resolve intervir na questão previdenciária, especificamente no que diz respeito a aposentadoria. Novamente, o poder executivo nacional, aliado ao legislativo, jogam sobre o trabalhador a culpa da falência da previdência.

Amigos, estamos frente a um grande retrocesso, onde o governo, junto com a imprensa sensacionalista, mente descaradamente, afirmando que a previdência dá prejuízo e que a reforma é inevitável para garantir a aposentadoria para as gerações futuras. Até quando o trabalhador deverá assumir este rombo que não foi ele que causou? O governo privilegia as empresas, isentando, muitas delas, das contribuições previdenciárias. E, lá se vão bilhões para o ralo! E, outra questão: por que em nosso país a prioridade está em pagar dívida pública e não em garantir os direitos do trabalhador?

Este é o país da vergonha e deveremos ter muita força para em dois mil e dezessete, fazer o que fazíamos nos anos oitenta: lutar e lutar para termos a garantia de nossos direitos. Aliás, a cada dia estão rasgando nossa Constituição de 1988.

A vergonha não para por ai, acompanharam os acontecimentos com o Presidente do Senado Federal? Vergonhosa foi a atitude do Supremo Tribunal Federal que abaixou a cabeça para Renan Calheiros (PMDB-AL), deixando-o continuar na Presidência do Senado, após não cumprir liminar que determinava seu afastamento da presidência do Senado, aliás, Renan recusou-se a receber a intimação do oficial de justiça. Sem nenhum escrúpulo, permaneceu no cargo e, pasmem, com o apoio da maioria do Supremo.

É vergonhoso saber que em nosso país a lei vale para alguns! Experimenta, caro leitor, recusar-se a receber uma determinação da justiça, para ver o que vai acontecer! Não é possível termos tanta disparidade. Acredito que algo precisa ser feito em relação aos que ocupam o poder neste país, na verdade nas três esferas: legislativo, executivo e judiciário!

Precisamos de ação para que a vergonha deixe de ser uma realidade, uma mancha que nos entristece. 2016 se finda e, como este foi um ano cabuloso! Ainda bem que logo se encerra!