Chegou ao Brasil uma discussão de medidas que já vem sendo aplicadas nos Estados Unidos. Trata-se do monitoramento de telefonemas e emails. O quanto isso pode ser invasivo ou até que ponto nossa privacidade pode ser explorada são questões que permeiam essa discussão. O fato é que como esclarece o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes, os debates devem entrar no aspecto multilateral.

"Participamos das discussões, observando os interesses dos cidadãos, com os focos na segurança, na democratização e na privacidade", ressaltou o porta-voz, deixando claro a importância e a participação dos debates pelo marco civil da internet. O marco civil da internet visa regulamentar o uso da rede no país, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres, especificando as diretrizes para usuários e Estado.

Existem muitas controvérsias em alguns países e está em processo na Câmara uma proposta sobre o assunto. O texto menciona à privacidade, identificação dos usuários, retenção de dados, a função social da rede e responsabilidade civil de usuários e provedores.

É claro que existe muita coisa envolvida numa decisão desse nível. Esperamos apenas que as autoridades tomem a melhor decisão e se preocupem com a segurança em seus vários aspectos.