om menos de 2 meses da Copa do Mundo FIFA 2014, novos postos de trabalho pelo Brasil já estão disponíveis.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC), no total, serão 47,9 mil vagas de emprego nos 12 estados que sediarão o evento. Também circularam pelo país, em média, 3,6 milhões de turistas, entre os dias 12 de junho a 13 de julho.

Segundo Fabio Bentes, economista da CNC, a geração de empregos vai atingir os 60% nos 12 estados, superando o mesmo período do ano passado, que foi de 29,5 mil vagas. Mesmo muitas oportunidades sendo temporárias, as chances de efetivação não são descartadas.

“É natural que depois da Copa, haja um enxugamento dessas contratações, porque são trabalhos temporários mesmo”, afirmou Fabio.

O setor de alimentação participará da maior geração de empregos. Os dados da CNC mostraram que, cerca de 16,1 mil vagas (33,5% do total), serão criadas por restaurantes e bares – segmento principal do turismo no Brasil.

Já o setor de transporte de passageiros contará com 14 mil vagas (29,9% do total). As pousadas, hotéis e estabelecimentos similares, serão responsáveis pela contratação de 12,3 mil trabalhadores (25,7% do total). Serviços relacionados à cultura e lazer contam com 3,8 mil postos, seguidos pelas agências de viagens, com 1,7 mil oportunidades.