Depois de transcorrido o golpe militar no País de Guiné Bissau. O governo Brasileiro sentou na mesa de negociação com outros paíse de língua Portuguesa,  para juntos buscar solução dos problemas relacionados ao processo democrático em decurso, interrompido pela atual conjuntura estruturl e política, desfavorável a comunidade nacional e internacional.

O Brasil por meio de recursos diplomáticos busca a resolução de conflitos na África, principalmente no País em que o Ceará tem maior numero de estudantes: Guine´ Bissau, ilha sofrida que pede apoio internancional, para buscar meios de libertação favorável a paz e jusitça.

A iniciativa brasileira nos liga a história na qual a África deu o legado ao Brasil de ser o País com maior contingente de negros africanos do mundo, por causa de diversos fatores, entre os quais a quantidade de negros advindos deste Continente, antes vieram como escravos, agora para estudar, morar e intercambiar sua cultura. Por isto devemos dentro do possível torcer para que as autoridades deste País possa realmente buscar meios legais de regularizar a situação dos estudantes que estão no Ceará, estado com maior contigente de negros vindos de Guiné-Bissau.

Sofrem com dificuldades diversas, principalmente após o golpe militar e insertezas em relação as eleições diretas, para isto é importante que o regime busque sua modificação de seus quadros militares em aceitar a votação democrática em seus líderes, dando valor aos etudantes que retornam após conclusão de seus estudos.

No Ceará deve ser criada de imediato um consulado, pois os estudantes precisam estudar, aguns estão conseguido cidadania brasileira e para prosseguir este caminho precisam de ajuda aos seus movimentos e direito aos estudos.