Box-Plot: quando usar?

Quando se deve usar o gráfico Box-Plot?

Também conhecido como "diagrama de caixas", o gráfico Box-Plot apresenta os valores de máximo, mínimo, mediana, primeiro e terceiro quartil de uma determinada variável. No entanto, quando se deve usar esse tipo de gráfico?

Esse tipo de gráfico deve ser utilizado para mostrar a tendência central, a dispersão (observações entre o primeiro e o terceiro quartil), e os dados que apresentam valores extremos. Esse conjunto de informações é útil para comparar variáveis que apresentam ampla variabilidade. Assim, por exemplo, se o pesquisador ou estudante deseja comparar graficamente dois grupos de observações de uma mesma variável que possui altíssima variação entre cada observação, o Box-Plot pode ser uma alternativa. Por exemplo, os atributos do solo, como a capacidade de infiltração, se enquadram no tipo de variável para ser exposta em diagrama de caixas. No entanto, inúmeras outras variáveis também apresentam grande variabilidade entre cada observação. De toda forma, fica a critério do pesquisador/estudante decidir quando e com qual variável usar o gráfico "Box-Plot".

Preparado a partir de:

BONELL, M. et al. The impact of Forest use and reforestation on soil hydraulic conductivity in the Western Ghats of India: Implications for surface and sub-surface hydrology. Journal of Hydrology, v.391, p.47-62, 2010.