Orientada por: Prof. Dr. Leopoldo Uberto Ribeiro Júnior
Co-orientada por: Prof. M.Sc. Renata Gemio dos Reis

Os gases do efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio) são relacionados ao aquecimento global identificado nos últimos anos. Como este assunto tomou grande relevância, as principais fontes emissoras desses gases começaram a ser investigada. Os habituais "vilões" por essas emissões eram as indústrias e automóveis, pela óbvia relação entre consumo de combustível e liberação dos produtos dessa queima na atmosfera. Recentemente, foram substituídos de seu posto como principais contaminantes da atmosfera pelos animais ruminantes criados extensivamente no setor da pecuária. Estes animais, principalmente bovinos, produzem os gases do efeito estufa através de seu metabolismo ruminal, e os eliminam para a atmosfera. O assunto é controverso, pois se deve contabilizar não só a quantidade de gases emitidos, mas também quanto desse material emitido é recapturado pelo animal, através de sua alimentação, visto que alguns dos gases emitidos podem ser utilizados como substrato pelas plantas na fotossíntese.

1 INTRODUÇÃO

Conhecido por ser um fenômeno climático de ampla extensão, o aquecimento global é um evento que se estima tenha começado há 50 anos, caracterizado pelo aumento das temperaturas médias do planeta Terra (CONTIN e SILVA, 2007). É consenso hoje que o aquecimento global é provocado por fenômenos naturais, em menor escala, e pela emissão dos chamados gases de efeito estufa, em maior escala, que pela suas origens transformou o assunto em um dos maiores paradigmas científico da atualidade. Este paradigma fez o debate em torno da questão e as suas possíveis conseqüências serem intenso nos últimos anos (MOTA; GAZONI; GÓES, 2008).
Esses gases do efeito estufa tiveram suas concentrações na atmosfera aumentadas pela ação do homem, como pela queima de combustíveis fósseis, a industrialização em massa, expansão das áreas urbanas, desmatamentos descontrolados, e mais recentemente começou-se a discutir se a pecuária extensiva, principalmente pelo rebanho bovino, não teria também papel fundamental no aquecimento global (CONTI, 2005).
Entre os principais gases relacionados com a atividade agropecuária destaca-se o metano, cuja fermentação entérica dos rebanhos é uma de suas principais fontes (COSTA, 2003). Outro gás particularmente importante no denvolvimento do efeito estufa é o óxido nitroso, também produzido pelo rebanho bovino, através de suas excreções, principalmente urina (LESSA et al., 2009).
A discussão sobre os principais responsáveis pela emissão dos gases relacionados ao efeito estufa ainda é grande, já que os cientistas ainda não chegaram a um consenso absoluto sobre o tema. Supõe-se que os bovinos sejam responsáveis por grande parte das emissões, porém alguns autores minimizam esse efeito devido ao fato que um manejo adequado desses animais poderia minimizar substancialmente as emissões.
Assim, este trabalho visa analisar a real influência da produção de ruminantes no aquecimento global, por aumento da produção dos gases do efeito estufa.