Mesmo tendo a cada dia mais ciclistas nas ruas, várias pessoas ainda estranham quem larga o carro na garagem para utilizar a sua bicicleta. Entenda então o por que cada vez mais pessoas estão optando por andar de bicicleta e também considerando como o seu principal meio de transporte, ainda que seja mais eventualmente.

Economiza Todo o Seu Tempo

Muitos ciclistas que amam andar de bicicleta, sempre levam bem menos tempo no trajeto do seu trabalho até a casa, com trânsito ou não, com sol ou com chuva, em qualquer horário que seja. Com o carro, o tempo pode ser muito maior, e nos piores dias, esse tempo pode até triplicar de carro isso no mesmo trajeto, em um dia mais chuvoso!

Pesquisas feitas em diversas cidades do país só comprovam o que já sabíamos, que a bicicleta é bem mais veloz que o carro nas cidades grandes nos horários com um maior pico. Por isso considere andar de bicicleta de vez em quando.

Economiza o Seu Dinheiro

Combustível, flanelinha, estacionamento, IPVA, seguro, troca de óleo, mecânico, funilaria, balanceamento, retoque na pintura… Tudo isso é deixado de lado. Os eventuais reparos e peças de uma bicicleta têm valor bem baixo, especialmente se forem comparados com os de um veículo. O investimento para comprar uma bicicleta também é bem menor.

Bem Menos Stress no Percurso

Um sinal que fecha e abre várias vezes, vinte metros à frente, possibilitando somente a passagem de menos de meia dúzia de veículos por vez, não há quem aguente isso…

Muda o Seu Humor

Além de amenizar todo o stress com relação ao trânsito, as endorfinas geradas pelo exercício feito ajudam para um bom relaxamento mental e muscular que faz os adeptos a atividade física regularmente enxergarem a vida com outros olhos. Sem contar que humor melhora bastante tanto em casa como no trabalho. E um relacionamento muito melhor com os seus colegas gera um local de trabalho bem mais agradável para todo mundo.

Gera Produtividade no Trabalho

Quem por andar de bicicleta tem a sua produtividade no trabalho mais desenvolvida, isso por causa da diminuição do stress do melhor humor gerada pela bicicleta. A cabeça mais tranquila possibilita um melhor julgamento em diversas situações mais críticas.

Bem Menos Preocupação Com Assaltos

Por incrível que isso pode parecer, ficamos bem mais tranquilos em nossa bicicleta do que estando dentro de um carro com a relação aos possíveis assaltos. Se você ver um indivíduo com uma atitude suspeita perto de onde você parou com o seu carro, você vai ter que esperar o sinal abrir, e estando dentro do seu carro só resta rezar;

Já quem opta por andar de bicicleta, terá uma visão bem abrangente do que estará a sua volta, o que possibilita a identificação bem mais rapidamente de alguém com atitudes mais suspeitas, evitando assim, o confronto. Além disso, é muito difícil casos de assaltos com ciclistas.

Não Põe Vidas em Risco

É muito difícil ocorrer acidentes mais graves com ciclistas. Já no caso dos carros, basta tentar atender o celular, acender um cigarro, pegar um batom no porta-luvas, mudar a estação do rádio, ou então olhar para um lado errado na instante errado e pronto, já há a possibilidade de acabar em um acidente mais grave.

Os veículos hoje em dia já causam mais de 43 mil mortes e 153 mil internações no SUS ao ano aqui no Brasil. É uma quantidade comparável ao das guerras. Para você ter uma ideia disso, no atentado às torres gêmeas em 11 de setembro do ano de 2001 morreram mais de 3 mil pessoas, ou seja, no Brasil temos mais de um World Trade Center ao mês, sem que ninguém se comova além das famílias das vítimas dos acidentes.

Não Gera Poluição do Ar

No estado de São Paulo, a poluição tem matado vinte pessoas por dia indiretamente, acelerando e agravando problemas como o infarto, pneumonia, asma, acidente vascular cerebral, e até mesmo câncer de pulmão. E 90% de poluentes do estado é gerada pelos automóveis.

Alguns cálculos rápidos: 90% de 20 mortes por dia quer dizer que o uso de automóveis gera 18 mortes ao dia nessa cidade. E 84% da frota de veículos da capital paulista é formada de carros e motos, ocasionando com isso, mais de 15 mortes ao dia devido a escolha que muitos fazem na hora de ir ao seu destino. Não quero contribuir com essas mortes, sei que você também não.

É possível Respirar um Ar Menos Poluído

E não é apenas por não gerar mais poluição! Do contrário do que muitos pensam, o ar dentro dos automóveis é muito mais poluído do que o ar que está do lado de fora do mesmo. E quem fala tudo isso não sou eu, e sim a Cetesb! E não somente eles: o Instituto do Coração também comprovou e a “Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos” também tem afirmado tudo isso, então andar de bicicleta é bem melhor.

Saúde e uma Vida Bem Mais Longa

A atividade física feita regularmente previne várias doenças cardíacas, hipertensão, AVCs, etc. Ajuda a controlar e prevenir o diabetes, aumenta a nossa resistência aeróbica, diminui a obesidade, deixa a musculatura de todo o nosso corpo mais ativa, ameniza a ocorrência de doenças crônicas, faz muito bem para a saúde do idoso além de aumentar o tempo de vida.

Usar a bicicleta para ir aos seus destinos é uma forma simples (e bem barata) de colocar essa atividade física necessária na sua rotina.

Os Resultados Físicos são Bem Visíveis

Quem começa a andar de bicicleta tem um aumento de sua massa muscular, queima calorias e melhora toda a nossa capacidade respiratória. É sem dúvidas uma ótima academia ao ar livre, bem mais prazerosa e sem a sensação que várias pessoas têm com base nas atividades físicas, quando elas ficam realizadas somente com o seu objetivo de conseguir perder peso ou uma melhor aparência. 

Nessa hora, o exercício físico passa a ser considerado mais como uma obrigação e não mais como um prazer, o que gera uma quantidade de desistências bem grande (não é por acaso que as academias atualmente obrigam a fazer o pagamento de algumas mensalidades de maneira antecipada na inscrição).

O uso da bicicleta como o seu meio de transporte não é apenas um compromisso a mais para ser colocada na sua agenda: andar de bicicleta precisa fazer parte da tua rotina, usando o tempo que antes era estressante e improdutivo.

Uma Sensação de Mais Liberdade

Não tem nada que possa pagar poder passar com tranquilamente com sua bicicleta por aquela enorme fila de veículos parados no engarrafamento, não se sentir enroscado naquele trânsito, ter uma visão bem ampla, poder enxergar o chão e também o céu, ver as casas, pessoas, sons, cheiros, pássaros e árvores, sentir o sol tocar na pele, o vento no nosso rosto… Muito bom.

Ajuda Contra Obesidade e o Controle de Peso

Andar de bicicleta pode se tornar uma alternativa ótima para você reduzir ou controlar o seu peso, sendo que a seu nível metabólica pode se ampliar, com isso formando músculos e até mesmo queimando toda a sua gordura corporal.

Se você tem se dedicado à perda de peso, andar de Bike pode ser combinado com todo o seu plano de dieta alimentar, e com isso, reduzir as suas calorias ingeridas, e também você pode chegar a uma ótima redução de suas medidas. O ciclismo tem sido uma maneira confortável de se fazer exercícios físicos, e você ainda pode melhorar sua intensidade e tempo, com uma evolução gradativa, até mesmo mais lenta, sempre com foco nos seus limites.

Estudos dizem que é provável queimar em média 2000 calorias na semana andando de bicicleta todos os 7 dias da mesma. O aconselhado é 1 hora por dia, assim você já pode perder cerca de 300 calorias. O estudo diz também que no fim de um ano, é provável queimar cerca de 5 quilos de gordura somente com a sua bicicleta.

Previne Várias Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares, como pressão alta, derrame e ataque cardíaco podem ser precavidas por meio da prática de ciclismo. Um dos melhores benefícios de se andar de bicicleta de modo regular é que é provável melhorar e estimular a saúde dos nossos pulmões, coração e especialmente da nossa circulação sanguínea, assim amenizando o risco destas doenças e várias outras.

Diabetes e o Ciclismo

Entre os problemas que são mais comuns da saúde pública, a quantidade de diabetes do tipo 2 é o que pode crescer bem mais. A falta da prática atividade física é considerada como uma das razões principais para as pessoas terem essa condição.

Pedalar pode ajudas muito para que a quantidade de açúcar na corrente sanguínea sempre estejam mais estáveis, e com isso, o risco de surgimento desta condição é amenizada. É muito falado que os que pedalam por cerca de 30 minutos ao dia amenizam em até 40% seus riscos de terem diabetes.

Ajuda na Recuperação de Lesões Ósseas e a Atrite

Andar mais de bicicleta pode melhorar muito a nossa força muscular, o nosso equilíbrio e também sem dúvidas a nossa coordenação motora. Ajudando para uma melhor saúde das articulações, e pode prevenir também fraturas e quedas.

Este é um exercício físico fundamental para que você consiga prevenir também a osteoartrite, pois é considerado como de menor impacto, e não gera um alto estresse sobre as nossas articulações. Andar de bicicleta de modo regular pode ajudar a precaver a osteoporose também, sendo que não é um exercício que utiliza de levantamento de carga.

Se você gostou deste artigo, confira outras dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.