Timothy White afirmou em ‘‘Cath a Fire’’, uma biografia de Bob Marley, que o cantor já previa que morreria aos 36 anos, antes mesmo de sofrer o atentado em 1976, na Hope Road, e de descobrir que tinha câncer. Longe de ser um profeta (Bob jamais gostaria de ser visto como tal após sua morte), o músico sabia que carregava uma missão. Depois do impacto de um dos seus discos mais emblemáticos, “Survival”, lançado em 1979, ele percebeu o poder de sua música.

Infelizmente o tempo foi cruel com o rei do reggae, ele já havia diagnosticado o câncer e não tinha muito tempo. Porém, não se deu ao luxo de ficar parado vendo o preconceito e o descaso assolar a mãe-África. Após ver que o reggae estava em um contexto internacionalizado, Bob se lançou em uma turnê pelo continente africano. A viagem foi muito além da música. Como diplomata, Marley fazia questão de entender a situação do país visitado e propor mudanças aos chefes de Estado. Os escravizados, os negros, as minorias, aqueles que tiveram mais oportunidades de conhecimento; todos eles precisavam escutar as mensagens de Bob Marley que eram transmitidas pelas músicas do artista.

Em seus últimos anos de vida, Bob se tornou um militante fervoroso do continente africano, chegando a apresentar a canção “Zimbabwe” no dia da independência do país, data histórica. Há especulações de que Marley teria ajudado a estreitar relações que ajudaram rebeldes do país na luta contra os ingleses. Apesar de ter feito muito pelo continente, o tempo foi curto para Bob expressar sua gratidão e a influência que a África teve em sua carreira. Ele explorou todo tipo de música. Se estivesse vivo, com certeza exploraria o afrobeat de Fela Kuti, bem como outros ritmos africanos.

A única decepção em sua viagem à África foi quando visitou a Etiópia e percebeu a imensa negligência do ditador e mentor da ideologia rastafári, Haile Selassie I, refletida na miséria evidente nas ruas do país. Depois de constatar a contradição de sua ideologia, Bob deixou de ser rastáfari e proferiu críticas ácidas a Selassie.