A parceria entre Toyota e BMW, fechada no fim do ano passado, que antes se restringia a apenas uma via de mão dupla em relação a tecnologias, agora ficará mais intensa. Os alemães eram responsáveis pelos motores a diesel, enquanto os japoneses desenvolviam sua tecnologia híbrida. O presidente da Toyota afirmou, em Munique, que esse novo projeto firmado entre as duas empresas, englobando até o lançamento de um esportivo.

Já o responsável da BMW, Nobert Reithofer, falou da importância das marcas para o mercado: "BMW e Toyota compartilham a mesma visão estratégica sobre sustentabilidade e mobilidade individual no futuro. Juntos, temos a grande oportunidade de seguir liderando a indústria automobilística nesse cenário de transformação".

"A Toyota é forte em tecnologias amigas do meio ambiente. Ao mesmo tempo, a BMW é referência no desenvolvimento de carros esportivos. Estou ansioso só de imaginar os carros que resultarão dessa parceria", completou o líder da montadora japonesa, Akio Toyota.

Apesar dessas visões e de serem dois gigantes no cenário mundial, os dois chefões descartam qualquer possibilidade de as duas empresas tornarem-se apenas uma. Apenas a mecânica e as tecnologias dos veículos continuarão sendo compartilhadas. A BMW e a Toyota focarão, também, na produção de baterias de lítio e arquitetura para esportivos.

Com o intuito de diminuir custos de produção e desenvolver novas tecnologias, diversas empresas automobilísticas estão procurando realizar acordos. A própria Toyota tem ligação com a Subaru, inclusive lançaram um cupê de tração traseira. Enquanto a BMW é parceira da PSA Peugeot Citroën, realizando o desenvolvimento de um tipo de motor compacto a gasolina.

 

Equipe Liqui Pneus - Pneus, rodas esportivas e amortecedores