BLOG: FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO, COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE ALULA.

Márcia Teixeira Frota

1.INTRODUÇÃO

Os computadores chegaram às escolas e com eles a esperança de uma Revolução na Educação. Uma esperança vivenciada por quantas vezes, com a chegada da televisão, do videocassete, do DVD, do retroprojetor, de quadro branco, de laboratórios de línguas, de laboratórios de ciências, de livros didáticos e tantos outros recursos didáticos utilizados como componentes essenciais para apoio às práticas educacionais.

Estas mídias são componentes indispensáveis para formatar estratégias de apoio aos objetivos de um currículo, portanto, são "mediadores" que se bem apropriados e incorporados ao planejamento do professor, farão a diferença.

O presente artigo procura mostrar experiências da rede municipal de Montes Claros comblogs que,incorporados aos ecossistemas comunicativos escolares, permitem aos alunos e professores evoluírem no campo das inovações tecnológicas aplicadas a educação por meio da comunicação e publicação na rede mundial de computadores: WWW.

2.O QUE É UM BLOG?

Da palavra Weblog = web (rede) + log (registro), nasceu o termo mais "badalado" na rede mundial de computadores: Blog. O Blog tem o formato de um diário virtual, um registro feito diariamente e disponível na internet. Ele pode ser educacional, familiar, pessoal ou comunitário. O blog educacional (FRANCO, 2005) pode ser uma oportunidade de, além de vivenciar situações reais de leitura e escrita com o uso do computador, com um interlocutor real, pode ser também uma oportunidade para verificação do processo de compreensão textual, de análise das estratégias lingüísticas-cognitivas utilizadas por alunos na construção de um texto, em diferentes séries.

Segundo (MARINHOS, 2007) os blogs passaram a ser considerados um instrumento de escrita colaborativa importante. Na medida em que um leitor acrescenta informações ao blog, na forma de comentários, para muitos se estabelece ali uma forma de escrita colaborativa, notadamente porque os "posts" e as mensagens a ele associadas podem ser vistos por outros leitores, cibernautas.

Além disto, o grande trunfo do blog (MARINHO, 2007) hoje, está no fato de que qualquer pessoa pode criar um, já que a tecnologia empregada para sua criação e publicação é muito simples. Em tese, qualquer pessoa com pequeno domínio de uso do computador pode criar e manter um blog. Basta o acesso à Internet, o cadastramento em dos muitos serviços disponíveis – vários gratuitos, como o blogger. com- e as idéias que alimentarão o blog.

3.BLOGS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MONTES CLAROS

Segundo (MARINHO, 2007), os blogs na escola podem servir para vários fins: podem ser o portal da escola sua forma de se abrir e se mostrar para o mundo. Podem ser o espaço de divulgação de ações ou projetos específicos.

Construímos em Julho de 2007 o blog educasempre http://educasempre.blogspot.com para interagir com os educadores durante asformações, divulgar e incentivar as produções dos alunos e professores e também, trazer a discussão sobre o uso da informática na educação. Nele, disponibilizamos uma série de recursos disponíveis em rede, como links para outros blogs e sites de interesse, mural de recados, sala de pesquisa, e posts com atividades e informações sobre informática educacional e enquetes, o qual contou um total de 10035 acessos, inclusive de outros países, o que consideramos um bom índice estatístico.

Outra iniciativa desenvolvidapara o uso das novas tecnologias foi a oficina do blogdesenvolvida com os professores e alunos da equipe do grêmio escolar da Escola Municipal Dona Vidinha Pires . O blog http://gremiovidinhapires.blogspot.com/ construindo pelo grupo foi encontrado pelo MEC, através do portal do professor, quando o mesmo realizava uma pesquisa sobre o grêmio escolar. A reportagem "Grêmios estimulam a participação dos alunos" é a prova das múltiplas possibilidades quando o propósito de se criar um blog é atingir objetivos de ensino.

4.CONCLUSÃO

Muitas são aspossibilidades para o uso dos blogs em educação e encontramos na rede blogs de projetos para reflexão de temas diversos, blogs de jornal online e divulgação das diversas atividades. Mas, fica claro que o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar um blog como recurso, pois a utilização pelo simples modismo, não enriquece as aulas e não promove conhecimento. Percebemos que quando estimulamos o registro em blogs, desenvolvemos o intelectual dos alunos e potencializamos estratégias pedagógicas. Este é o tempo, aproveitem e vamos blogar com nossos alunos.

5.BIBLIOGRAFIA

MARINHO, Simão Pedro P. Blog na Educação & Manual Básico do Blogger. 2007 Disponivel em < http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao> Acesso em 19/11/2008.

FRANCO, M. F. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2005, Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora, 2005.