BLOG – CRIAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palestras, oficinas e workshops de formação

FIALHO, Rosemere de Almeida¹ 
RIBEIRO, Ana Paula da Silva² 
SANTIAGO, Susana Santos³ 
BORGES, Everson Scherrer4
ALMEIDA, Welington da Silva5

RESUMO: Este artigo enfoca sobre o blog como ferramenta educacional de comunicação e interação, enfatizando a sua importância para a construção do conhecimento. Os blogs apresentam-se como ferramentas da web, constituem os alicerces para a compreensão e fundamentação dos pensamentos variados que são essenciais para a construção da aprendizagem. O uso dos blogs educacionais trata-se de uma importante ferramenta de desenvolvimento da educação, das novas aprendizagens, que oportunizam aos usuários condições de ampliarem os seus conhecimentos mediante e diferentes formas de pensamentos, os quais são orientados por educadores que, já se interagem com a nova visão educacional, que procuram através das novas tecnologias incluírem os alunos no mundo digital, transformando-os em internautas que navegam em busca de novos saberes, que podem contribuir para o aprimoramento e enriquecimento de sua bagagem cultural, intelectual, social, política e econômica, transformando-os em agentes ativos na transformação social. Os blogs educacionais favorecem o desenvolvimento das ações propostas por educadores e alunos.

Palavras-chave: Blog; Aprendizagem; Educação.

 

1. INTRODUÇÃO

 

Um blog (contração do termo Web log, diário da Web) é uma publicação online cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política assumida no blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online.
Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para we blog (“nós blogamos”) na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999. Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou “blogar”, significando “editar ou postar em um weblog”), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.
Existem diversos tipos de blogs. Entretanto, é possível dividi-los em três grandes ramos:
Blogs pessoais: são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs.
Blogs corporativos e organizacionais: Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes. Tanto é assim que já existe a profissão de blogueiro, ou seja, profissionais são contratados pelas empresas com o cargo de blogueiro para a realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas atividades corporativas respectivamente para públicos internos (colaboradores) de forma mais privativa, e públicos externos como clientes e fornecedores. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft.
Blogs de gênero: por fim há blogs com um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos ou de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias. Algumas categorias de blogs recebem denominações específicas, como blogs educativos, blogs literários, Metablogs etc.
O uso dos blogs educacionais trata-se de uma importante ferramenta de aprendizagem na educação, que oportunizam aos alunos condições de ampliarem os seus conhecimentos, orientados por educadores que, já se interagem com a nova visão educacional, que busca através das novas tecnologias os incluírem no mundo digital.
Inicialmente para a elaboração de um blog, era necessário conhecer HTML – Hyper Text Markup Language – “Linguagem de Marcação de Hipertexto”. Hoje, as pessoas podem realizar seus blogs com muita facilidade, sem que tenham necessidade de conhecer linguagens técnicas. Alguns exemplos de sites que disponibilizam recursos para a elaboração de blogs são o Blogger (https://www.blogger.com/start) e o Edublogs (http://edublogs.org/); nesse trabalho foi utilizada a ferramenta blogger.
Conforme Manzano (2006), as vantagens de um blog sobre uma Web tradicional em linguagem HTML são: facilidade de uso e versatilidade (não há necessidade de conhecimentos de desenho da Web); eficiente administrador de conteúdos (os conteúdos são armazenados por ordem cronológica inversa, ou seja, o último publicado é o que primeiro aparece); interatividade (os usuários podem expressar suas opiniões, e estas são armazenadas também em ordem cronológica); gestão de enlaces (o autor pode incluir uma lista de blogs relacionados ao tema desenvolvido); sindicalização (possibilidade de associar o conteúdo de outro blog ao próprio blog e vice-versa).
De acordo com Salazar (2006), devido à grande utilização dos blogs, em várias áreas, eles passaram a ser denominados por sua temática, como: audioblogs (dedicados aos arquivos de áudio), fotoblogs (a arquivos de imagens), videoblog (a arquivos de vídeo) e moblogs (dedicados aos blogs de telefone móvel). Quando o objetivo é educacional, recebe o nome de Edublog.


O blog, ferramenta do mundo virtual, é um recurso simples de criar e eficaz para compartilhar as ações pedagógicas. Amplia a discussão de conteúdos trabalhados em sala de aula e valoriza, para a comunidade, a produção dos alunos.

 

2. METODOLOGIA

 

Através de aula expositiva e estudo dirigido, os alunos das turmas do Curso Técnico de Informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, puderam refletir sobre a importância do computador e suas tecnologias para o processo ensino aprendizagem; e como aprender a criar um blog para fins educacionais.
Com a apresentação de material pré-elaborado, no PowerPoint e projetado com o data show, foram passadas todas as etapas – com print screen das telas – para a criação de um blog.
Os alunos não só acompanhavam a explicação como também a executavam nos computadores, colocando teoria em prática.
Projeto desenvolvido em duas horas/aula, uma hora/aula para cada turma, com aproximadamente 10 alunos em uma turma e 15 alunos na outra.
Foram usados os novos computadores com Sistema Linux Educacional instalados pelo governo, no qual possuem dois monitores para cada máquina.
No início, as regentes posicionaram-se à frente da classe e introduziram a temática. Na medida em que os alunos desenvolviam cada etapa, também percorriam as suas mesas individuais para que todos avançassem uniformemente.

 

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Os alunos demonstraram grande interesse no tema abordado, visando às vantagens educacionais que o blog traria para a aprendizagem. As habilidades desenvolvidas foram à organização dos pensamentos ao fazer uma postagem, a interação com os usuários, inclusive com as regentes de classe, que comentaram no blog gerando um debate que contribui ao enriquecimento intelectual dos alunos.
O projeto permitiu um intercâmbio de informações, seu potencial pedagógico proporciona a troca de conhecimento entre os próprios alunos e regentes, partilhando um espaço democrático para a aprendizagem.
Ao final de cada aula houve reflexões de como o blog é um apoio multidisciplinar, podem continuar o estudo iniciados em sala e terem extensão para casa, sem perderem o contato, o poder de discussão; até o próximo encontro presencial.
Observa-se assim, que os alunos comprovaram como a tecnologia, nesse caso com a experiência da criação de blogs, auxiliam a educação; favorecem a construção da aprendizagem.
Os alunos adquiriram conhecimento para, inclusive, não somente para assuntos escolares; alguns disseram que irão aproveitar na escola da vida.

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÕES

 

O uso de blog como ferramenta educacional, pode contribuir para a criação de um ambiente de participação, colaboração, respeito e reflexão no processo ensino-aprendizagem.
O blog na educação amplia o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e colabora para o processo ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado.
Além de permitir ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições, propiciou a interação direta com os outros colegas e as regentes.
Sabe-se que o aprendizado deve ser dinâmico, ao longo da vida, e a utilização do blog pode ser um facilitador ao aprendizado permanente.

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Blog – Disponível em: http://www.tipografos.net/internet/blog.html Acesso em: 13 jul 2014.

COLLI, Marcio. Por que do blog? Disponível em: http://marciocolli.blogspot.com.br/2010/11/por-que-do-blog.html Acesso em: 31 jul 2014

HTML – Disponível em: http://www.significados.com.br/html/ Acesso em: 13 jul 2014.

MANZANO, Andrés Garcia. Blogs y wikis en tareas educativas, 2006. In: Observatório Tecnológico. Disponível em: http://observatorio.cnice.mec.es/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=378. (http://recursostic.educacion.es/observatorio/web/) Acesso em: 13 jul 2014.

PROCÓPIO, Luis. Vários Tipos de Blogs. Disponível em: http://prezi.com/llcr2xiy1wpc/copy-of-newsgroups/ Acesso em: 31 jul 2014.

RAMALHO, Roberto. A importância do Blog para o Marketing. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/artigo-a-importancia-do-blog-para-o-marketing/98052/ Acesso em: 31 jul 2014.

SALAZAR, Pedro José. Manual de blogger, 2006. In: Observatório Tecnológico. Disponível em: http://observatorio.cnice.mec.es/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=383. (http://recursostic.educacion.es/observatorio/web/) Acesso em: 13 jul 2014.

SILVA, Elton Vinícius. Sistemas multimídia. Cachoeiro de Itapemirim: IFES, 2010.

_____________________________________________________

[1]       Bolsista de iniciação a docência do subprojeto de Blog do Campus Cachoeiro/[email protected]

[2]        Bolsista de iniciação a docência do subprojeto de Blog do Campus Cachoeiro/[email protected]

[3]     Bolsista de iniciação a docência do subprojeto de Blog do Campus Cachoeiro/[email protected]

[4]      Coordenador de iniciação a docência do subprojeto de Blog do Campus Cachoeiro/[email protected]

[5]      Supervisor de iniciação a docência do subprojeto de Blog do Campus Cachoeiro/[email protected]