A Black Friday, a mega promoção criada nos Estados Unidos, ocorreu pela primeira vez no Brasil em 2010. No entanto, o que deveria ser lembrado como um dia de promoções incríveis também chama a atenção pelo número elevado de reclamações entre os consumidores brasileiros. 

Para se ter uma ideia da quantidade de queixas da Black Friday nacional, em um dia as dez empresas mais citadas pelos consumidores receberam a mesma quantia de reclamações de um ano inteiro, de acordo com dados do site Reclame Aqui do mega evento de 2014. 

A informação também coincide com o registro realizado pelo Procon de São Paulo, que estima que 72% das reclamações se concentravam em três empresas. A unidade de São Paulo do Procon recebeu a maioria das queimas pelo telefone e pala página da entidade no Facebook. 

Principais reclamações dos consumidores brasileiros 

Os consumidores brasileiros reclamavam, especialmente, do valor, da cobrança de frete elevado para abater os descontos e itens que desapareciam ao serem colocados nos carrinhos virtuais. As reclamações iniciaram logo nos primeiros instantes da Black Friday. 

Além disso, os internautas também apontaram diversos problemas no funcionamento dos sites, que ficavam fora do ar em alguns momentos do dia e voltavam com muita lentidão. Ainda foram constatadas reclamações a respeito de itens com data de entrega acima de 50 dias. Dessa maneira, um produto comprado para servir como presente de Natal, por exemplo, só seria entregue ao cliente no início do outro ano.

Os consumidores também se queixaram de mudança de valor de produtos no momento de concluir uma compra e falhas no momento de pagamento, incluindo a rejeição aos cupons de desconto e a falta de possibilidades tradicionais de pagamento, como dos boletos bancários. 

Na Black Friday de 2014, os produtos mais procurados foram eletroeletrônicos, com aproximadamente 43% das pesquisas, seguidos por artigos de esporte e lazer, acessórios de informática, viagens e moda. 

Campeãs de reclamações qualificam atendimento 

As empresas que ficaram entre as dez empresas mais criticadas durante a Black Friday de 2014, de acordo com a lista do Reclame Aqui, conseguiram qualificar o atendimento ao deste ano, conforme a avaliação dos consumidores.

Fica evidente que a opinião dos internautas é de grande relevância em uma época, na qual a internet aponta os serviços inadequados e os erros de atendimento das maiores marcas do país. Atualmente, uma simples reclamação em uma rede social pode acabar com a reputação de uma companhia ou mesmo reduzir as comprar de um empreendimento virtual. 

Para analisar como andam as dez empresas apresentadas na lista do Reclame Aqui no ano passado, o portal IG realizou uma pesquisa abrangendo o período pós Black Friday de 2014 até o dia 31 de outubro deste ano. O resultado foi bastante positivo. A lista conta com apenas três marcas apontadas como “regular”, uma na categoria “boa” e seis conseguiram elevar suas classificações para “ótimas”.

Vale lembrar que para a Black Friday deste ano, as empresas prometeram oferecer prazos mais acessíveis, entregar dentro do prazo e a diminuição dos problemas relatados na edição passada. 

Encontre mais textos como este e sobre outros assuntos da área jurídica no site Jurídico Correspondentes.