Bioreatores de desnitrificação

          A desnitrificação, isto é, a conversão do nitrato (NO3-) ao gás nitrogênio (N2) realizada por microrganismos chamados por essa razão de “microrganismos desnitrificantes” pode ser estimulada em campos agrícolas por meio da criação de ambientes apropriados para que o processo ocorra. Essas estruturas criadas pelo homem são chamadas de bioreatores de desnitrificação e podem ser desde grandes barris até grandes excavações no solo (Figura 1).

 DENITRIFY

Figura 1. Excavação onde um bioreator de desnitrificação está sendo feito. Fonte: Gold et al. (2012)

         Por serem os microrganismos os grandes responsáveis pela reação de desnitrificação, o termo "bio" é usado antes de "reatores" para indicar que são reações mediadas por microrganismos. 

          Para criar condições para que ocorra a desnitrificação, os bioreatores precisam de bastante fontes de carbono como serragem por exemplo. Com isso, os microrganismos desnitrificantes usam os elétrons disponíveis nessas fontes de carbono para reduzir o nitrato a N2.

         O uso de bioreatores de desnitrificação é uma estratégia que vem sendo adotada em países como os Estados  Unidos para diminuir a carga de nitratos que atingem os corpos d´água que são usados para abastecer a população. No Brasil, o uso de bioreatores é pouco difundido.

Preparado a partir de:

GOLD, A.J. et al. Denitrifying bioreactors: opportunities and challenges for managing offsite nitrogen losses. In: FAO/IAEA Int´l Symposium on Managing Soils for Food Security and Climate Change Adaptation and Mitigation. Vienna, Austria, July 24, 2012. http://www-pub.iaea.org/MTCD/Meetings/PDFplus/2012/cn191/presentations/PDF%20Session%203/Gold-42.pdf

SEITZENGER, S. et al. Denitrification across landscapes and waterscapes: a synthesis. Ecological Applications, v.16(6), p.2064-2090, 2006.