BIOQUÍMICA DA DEPRESSÃO: E A PSICOFARMACOLOGIA DOS ANTIDEPRESSIVOS

BIOCHEMICAL RESPONSE DEPRESSION: EA PSYCHOPHARMACOLOGY OF ANTIDEPRESSANTS

Silvio Lopes de Moraes[1]

Vanessa Bergo Hidalgo Dolce2 

RESUMO

Sendo uma doença de alta relevância no contexto atual a depressão representa uma patologia que costuma causar limitações e prejuízos significativos a pessoa, a família, e a sociedade como um todo. O objetivo deste trabalho foi analisar fundamentos biológicos e bioquímicos envolvidos no estado depressivo, bem como os avanços em relação à psicofarmacoterapia. A metodologia incluiu a seleção e análise de diversas fontes bibliográficas, verificando: qual a teoria que melhor explica as alterações bioquímicas que ocorrem ao nível do SNC, bem a como o mecanismo de ação dos principais agentes antidepressivos utilizados na atualidade para o tratamento deste transtorno.



[1] Pós Graduando Silvio Lopes de Moraes do Curso de Pós Graduação em Análises Clínicas da UNIC Universidade de Cuiabá Campos Aeroporto. Celular (66) 9645-6197, Email: [email protected].

2 Docente, Curso de Farmácia Generalista da FACISAS – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop, UNIC - Campus Aeroporto, Estrada Nanci, Km 01 – Bairro Eunice – CEP: 78550-000 - Caixa Postal 52,  Sinop - MT.