Bioprospecção?

 O que seria a bioprospecção?

 Bio significa vida. Prospecção, por sua vez, significa procurar, pesquisar a respeito de algo.

 Ao juntar estas duas palavras, surge a bioprospecção. Esta pode ser definida como a busca, exploração e investigação de recursos provenientes da biodiversidade, a fim de identificar princípios ativos para a obtenção de novos produtos e processos, para fins comerciais.

 Para fornecer um exemplo, a conhecida aspirina é proveniente da casca de árvores do gênero Salix. Este é apenas um pequeno exemplo de um princípio ativo que está presente em nosso dia-a-dia. No entanto, há vários outros.

 Para ocorrer a bioprospecção são necessários basicamente duas coisas. A primeira é a pesquisa científica para buscar as moléculas que podem ter uso, por exemplo, na saúde humana. A outra, é claro, é a biodiversidade. Neste sentido, o desmatamento de florestas e outros ecossistemas provocou e provoca a perda de inúmeras espécies e, portanto, de vários possíveis princípios ativos que poderiam ser explorados para salvar vidas humanas e, ao mesmo tempo, obter benefícios econômicos.

Assim, conservar ecossistemas também implica em salvar uma fonte potencial de salvação para várias doenças. Isto, por si só, é um bom argumento para conservar os ecossistemas naturais.

 Preparado a partir:

 PADUA, C.V.; CHIARAVALLOTI, R.M. Pesquisa e conhecimento na gestão de unidades de conservação. In: CASES, M.O. (org.). Gestão de Unidades de Conservação: uma experiência de capacitação. Brasília: WWF-Brasil, 2012.p.139-155.