O acesso em empresas era comumente visto em filmes de ficção e ação, onde os mocinhos e bandidos acessavam lugares secretos com a leitura da íris, mãos e face. Hoje, muito além da ficção, o leitor biométrico está presente em empresas de todos os portes.

Hotéis, hospitais, indústrias, academias e empresas de muitos segmentos usam leitores biométricos como sistemas de controle de acesso. Biometria é a identificação de pessoas por meio de características físicas e leitura de membros.

Sabe quando nos esquecemos das senhas que usamos para acessar nossos computadores e celulares e ficamos sem acesso? Com a biometria não existe mais este problema, pois sua senha é o seu corpo. Com cartões e chaves, além do risco de perder, ainda existem chances de outras pessoas usarem o seu acesso.

O sistema biométrico é simples. Primeiramente é preciso cadastrar as pessoas que poderão ter acesso ao local, registrando os dados e associando-os às informações biométricas. Todas as vezes que o indivíduo entrar em um determinado local, deverá utilizar suas digitais, íris ou assinatura como chave de acesso. O leitor codifica os dados biométricos e os envia para o sistema, que reconhece se a pessoa é autorizada. Para isso é necessário um sensor para detectar os dados e um sistema de computador para analisar e cruzar as informações.

As digitais possuem informações únicas, impossíveis de serem copiadas ou terem semelhanças com a de outros seres humanos. Por este motivo são utilizadas em documentos e pela polícia civil na investigação e reconhecimento de suspeitos de crimes. Por esse motivo o método também tem sido usado por planos de saúde, para evitar fraudes de outras pessoas que tentam se consultar se passando pelos conveniados.

O leitor biométrico também é muito utilizado em empresas para controlar o ponto dos funcionários. O sistema facilita muito o dia a dia, emitindo relatórios e controlando as horas extras. Além do leitor, algumas empresas também aderiram à catraca eletrônica, que libera a entrada e saída de pessoas dentro do recinto. Desta forma, além do controle de ponto, é necessário o acesso por meio da catraca. Os métodos aliados são muito eficazes para garantir a segurança da empresa e dos funcionários em geral. Enfim, a biometria veio para colaborar com a segurança das empresas dos mais diversos ramos.