1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa abordar a grandiosidade do potencial de biodiversidade abrigado no bioma Amazônia explorando a fauna e flora, aspectos da vegetação, solo, águas e climas, abrangendo as características do bioma, quantidades de UC´s, Estados brasileiros que fazem parte, municípios significante, bem como, experiências de ecoturismo na região e culminando com a visão da equipe.

2- TERRITÓRIOS DO BIOMA AMAZÔNIA.

De todos os biomas este é o maior ocupando muito mais de 40% do território brasileiro, o que confere o título de Amazônia legal á área ocupada pelos Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Ainda há terras amazônicas em outros países como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

A área da Amazônia brasileira abrange 4.871.000Km2, apesar de sua riqueza de habitats e diversificada biodiversidade ainda há profundas lacunas de conhecimentos por parte do homem sobre algumas espécies existentes no bioma de modo que o processo de conservação ambiental torna-se um desafio.

Duas linhas metodológicas presente para que haja a preservação na Amazônia, são: uma baseada na distribuição de espécies e outra com base nos ecossistemas.

3-ELEMENTOS QUE COMPÕEM O BIOMA.

3.1-FAUNA: A variada fauna se constata por haver  mais de trinta milhões de espécies e muitas que ainda não foram estudadas pelo homem dentre a grande  diversidades, de animais pode-se destacar os macacos como os mais famosos, são diversificadas espécies de primatas entre eles o Uacari- branco, Macaco Guariba, Coatas, Barrigudos, Sagüis e Macaco-aranha.

Mamíferos terrestres e aquáticos também fazem parte do ecossistema, as onças pintadas, os tamanduás representam muito bem o primeiro grupo, enquanto que o segundo grupo pode ser representado pelo peixe-boi e pelos botos.

 Podem ser observados os mais diversificados tipos de serpente, jacarés, lagartos e tartarugas representando os répteis e entre os anfíbios estão grande numero de rãs sapos e pererecas.

Evidenciam-se os peixes desta região que representam 85% de toda produção da América do sul e ainda ressalta-se o fenômeno  da piracema, onde milhões de espécies  migram a fim de encontrarem  local adequado para reprodução e desova. As aves fazem parte deste contexto, grandes partes estão em processo de extinção, entretanto, podem-se observar araras, tucanos, papagaios e periquitos sobrevoando as densas copas das arvores da floresta Amazônica.

3.2- VEGETAÇÃO.

A vegetação do bioma Amazônia se apresenta em três categorias:

3.2.1-MATAS DE VÁRZEA: São matas que sofrem com as constantes enchentes, partes delas estão localizadas em terras altas onde ocorre inundação apenas em determinado período do ano. Enquanto que nas regiões  baixas  as inundações são constantes e se assemelham as matas de igapó.

3.2.2- MATAS DE TERRA FIRME: Estas se localizam em partes altas e por esse motivo não sofrem com as costumeiras enchentes, nestas estão localizadas as mais frondosas árvores, as de grande porte como a castanheira do Pará.

3.23- MATAS DE IGAPÓ: Localizada em locais baixos, sua vegetação se caracteriza por pequenos arbustos, cipós e musgos. A vitória régia brasileira conhecida mundialmente é encontrada nesse tipo de mata.

3.3- SOLO.

O solo é arenoso e pobre haja vista, que não se presta para a agricultura, apenas 14% deste se presta esta prática; encontra-se uma fina camada de nutrientes que se forma a partir de folhas secas caídas, animais mortos e frutas, que se constitui de matéria orgânica em decomposição denominada húmus que é muito importante para algumas espécies vegetais da região.

O processo de lixiviação ocorre em áreas desmatadas, são processo de lavagem do solo, quando por época das fortes chuvas, estas lavam o solo retirando os nutrientes do mesmo.

A camada de húmus é extremamente importante para a conservação e equilíbrio de todos os ecossistemas vegetais, estes poucos nutrientes são, logo absorvidos pelas raízes das árvores e logo liberados de volta, é uma constante reciclagem de nutrientes.

3.4- RELEVO.

O relevo é composto de planícies (terrenos com pouca variação de altitudes); depressões (colinas baixas), planaltos (terrenos com superfícies elevadas).

As planícies são regiões geralmente alagadas, nos planaltos encontram-se algumas serras como a de Taperapecó, Imeri e Parima, estas se localizam partes mais baixas e nas partes mais alta está o planalto das Guianas, onde se localiza o ponto mais elevado do Brasil o Pico  da Neblina com mais de 3.015 metros.

3.5-ÁGUAS.

O rio Amazonas é maior rio da região sendo também muito importantes seus afluentes, nestas águas esta a maior bacia hidrográfica do mundo com mais de 1.100 afluentes, 50% das chuvas caídas na região são oriundas de água evaporada desta bacia. Fornece 20% de água doce ao mundo.

Os rios Amazônicos se apresentam de três tipos: rios de águas barrentas, rios de águas claras e rios de águas escuras. Os rios mais ricos em sedimentos e nutrientes são de águas barrentas como o Amazonas e o Madeira, os de águas claras possuem corredeiras e cachoeiras, são exemplos o rio Xingu, o Tapajós e o Trombeta, não banham os solos ricos em nutrientes por esse motivo possuem águas cristalinas. Os de águas pretas são assim chamados por carregarem em suas águas húmus que é o grande responsável pela cor escura das águas, a exemplo, o rio Negro.

3.6- CLIMA.

O clima um fator de grande relevância para biodiversidade dos ecossistemas. Com um clima equatorial úmido, chove bastante, porém, a temperatura é elevada, causam às cheias os níveis dos rios sobem causando grandes alagamentos, o que pode causar um ambiente mais ou menos adequado a vida de várias espécies (vegetais e animais).      

3.7-UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EXISTENTE NO BIOMA

O bioma Amazônia é formado por 23 ecorregiões, onde os interflúvios são a principal causa de separação dessas ecorregiões, existindo uma grande variante em relação à porcentagem que cada ecorregião ocupa do bioma, onde apenas três ecorregiões ocupam áreas maiores de 10% do bioma, enquanto que a maioria ocupa menos de 10%.

Tratando-se das unidades de conservação existentes no bioma, estima-se a existência de 51 unidades de conservação de proteção integral; 77 unidades de conservação de desenvolvimento sustentável e 259 terras indígenas.

As 51 unidades de conservação integral existentes no bioma não são divididas de forma igual entre as ecorregiões que compõem o mesmo, seguindo tal forma de distribuição: Doze das 23 ecorregiões apresentam menos de 5% de sua extensão em unidades de conservação de proteção integral, cinco entre 5% a 20% de suas áreas em UC´s, três não apresentam nenhuma UC´s e somente três são privilegiadas apresentando mais de 20% de suas áreas em unidades de conservação de proteção integral.

Desta forma contata-se que o sistema de UC´s no bioma, ainda é insuficiente para garantir a proteção da diversidade de ecossistema existente no mesmo.

3.8- ATIVIDADES IMPORTANTES NO MUNICIPIO.

Em 1996, Mamirauá, foi transformada em reserva de desenvolvimento sustentável é uma área de 1.124.000 hectares, corresponde a metade do estado do Sergipe, possui imensas áreas florestais alagadas, se constituindo na maior área protegida de várzea. Marcio Ayres foi um incentivador no processo de criação da reserva, juntamente com a sociedade e o Estado.

A reserva diferentemente dos parques nacionais incentivam a presença de moradores  do local que servem como uma espécie de guardiões dentro da reserva. Algumas espécies de madeiras tropicais estão em Mamirauá e as populações tradicionais ajudam na preservação, pesquisa e manejo da unidade.

A reserva possui 300 espécies de peixes, 400 de aves, aproximadamente 45 espécies de mamíferos. Há uma espécie de mamífero-macaco que está em extinção é o Uacari-branco (Cacajão Calvus) que andam em bando aproximadamente, 50 criaturas, pesam quatro quilos, comem frutos imaturos e andam muitos quilômetros  por dia. O Uacari-branco é característico de mamirauá, contudo, as outras, três espécies também estão em extinção são elas: Uacari-de-cabeça-vermelha, Uacari-de-cabeça-preta, Uacari negro.

3.9-EXPERIENCIAS DE ECOTURISMO NO BIOMA

Silves é um município do estado do amazonas com sede administrativa em uma ilha fluvial do Urubu, tendo sua comunidade sentindo-se ameaçada pela exploração predatória de recursos pesqueiros, por pescadores comerciais das grandes cidades, uniram-se em uma organização não governamental, ASPAC, Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural, com objetivo  de defesa, preservação  e recuperação do meio ambiente, manejo de lagos, associada à educação ambiental, o ecoturismo comunitário e a produção integrada de sistema agro-florestais.

A ASPAC desenvolveu um projeto de ecoturismo em Silves, um projeto de Ecoturismo Comunitário na Amazônia Brasileira, buscou parcerias e conseguiram apoio técnico da WWF e financiamento do governo da Áustria. Criando a pousada ecológica Aldeia dos Lagos, que se tornou o primeiro empreendimento comunitário de ecoturismo da Amazônia, cuja renda foi revertida para a conservação do sistema de lagos de pesca da região e para melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos do município de Silves, pois, a implantação do ecoturismo de forma adequado pode contribuir para a preservação do meio ambiente desenvolvimento econômico e integração da comunidade.