Era uma vez Monteiro Lobato, um menino que nunca cresceu.

Não cresceu porque vivia no mundo das crianças, no mundo das fantasias, onde todas as coisas podiam tornar-se realidade com um pequeno toque de “Pirlim Pim Pim”.

Nasceu em Taubaté – SP, em 18 de abril de 1882 mais dizia ser um pouco mais jovem e ter nascido em 84. Recebeu o nome de José Renato Monteiro Lobato, mudando-o um tempo depois para José Bento Monteiro Lobato, para herdar a bengala que pertencia a seu pai que tinha as seguintes iniciais, J.B.M.L.

Foi alfabetizado pela mãe, e sempre mostrou interesse pela leitura e pela escrita, e assim tornou-se conhecido como um dos primeiros escritores de literatura infantil no Brasil e em toda a América Latina.

Este homem-criança era filho de fazendeiros, inventor e escritor, um dos personagens mais importantes da história recente brasileira. Não acreditava em muitas coisas e sempre dizia: “Não acredito em nada, por achar tudo muito duvidoso”.

Criou diversos personagens que mostravam a realidade brasileira da época, como o Jeca Tatu, um símbolo do caipira brasileiro.

Fez faculdade de direito, tornou-se promotor, casou-se e teve seis filhos. Mais ficou conhecido mesmo por escrever livros para crianças, que contavam as histórias de uma turminha que morava no Sitio do Pica Pau Amarelo e viviam se metendo em confusão.

Sua genialidade sempre esteve à frente de seu tempo, e grande parte de suas obras foi destinada ao público infantil, ao todo escreveu 26 títulos destinados às crianças. E até hoje é um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil da América Latina e também do Mundo.

Foi defensor do cinema, e grande divulgador das modernidades, inclusive em seus livros para crianças. Acreditou no Brasil e na sociedade brasileira, e espalhou pelo mundo contos inspirados nos acontecimentos tipicamente brasileiros.

Morreu de derrame na madrugada do dia 4 de julho de 1948, deixando nas mentes, e nas memórias de todos aqueles que tiveram e que terão contato com seus personagens, uma saudade bonita, que sempre será lembrada ao acompanhar as “Caçadas de Pedrinho”, as “Aventuras de Narizinho” e as “Travessuras de Emília”, também sonhar com as “Comidas da Tia Nastácia”, ou com as “Histórias da Dona Benta” e se interessar pelas “Invenções do Visconde de Sabugosa”, estes e tantos outros são personagens que nunca envelhecem como seu escritor não envelheceu que nunca morrem e que estarão sempre presentes nas vidas das crianças.

Referências Bibligráficas

E-Biografias. Monteiro Lobato. Biografias e Vidas Online. Disponível em: http://www.e-biografias.net/monteiro_lobato/ Acesso em: 15/12/2012.

ROSCHEL, R. Banco de Dados. Monteiro Lobato. Almanaque Autores. Disponível em: http://almanaque.folha.uol.com.br/monteirolobato.htm Acesso em: 15/12/2012.