BIODIVERSIDADE AMBIENTAL
Por Rodrigo Dallacosta 29/01/2011
[email protected]


A partir da leitura deste texto, vamos compreender alguns dos conceitos ambientais mais importantes, para quem busca descobrir cada vez mais sobre o meio ambiente, e obter a real compreensão do significado dessas palavras.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
As unidades de conservação são destinadas á conservação da natureza e a utilização sustentável de seus recursos.

BIODIVERSIDADE
O termo é utilizado para expressar a riqueza de espécies existentes em uma área, número de espécies presentes em uma unidade geográfica.

COMUNIDADE
É o conjunto de populações que vivem em uma área, num determinado espaço de tempo.

ECOSSISTEMA
O conjunto de comunidades associadas a um ambiente físico denomina-se ecossistema.

DIVERSIDADE GENÉTICA
Representa a totalidade de genes presentes dentro das espécies. Reúne toda a variabilidade genética existente entre as populações de uma mesma espécie.

DIVERSIDADE DE ESPÉCIES
A diversidade de espécies é considerada como uma variedade de espécies existentes em uma determinada região.

PRESERVAÇÃO
Conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção ao longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas. Possui como base a intocabilidade de todos os recursos naturais.

CONSERVAÇÃO
Representa o manejo da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do meio ambiente natural.

ENDEMISMO
Caracteriza-se como um componente geográfico da biodiversidade e reflete a existência de espécies únicas de um determinado ambiente.

BIOMA
Bioma abrange um modo de classificar as comunidades biológicas e os ecossistemas de acordo com semelhanças existentes em suas características vegetais.

UNIDADES DE USO SUSTENTÁVEL
São aquelas que podem ocorrer o manejo sustentável e a exploração de parte de seus recursos naturais, estando elas sob proteção incondicional.

UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL
Não permitem nenhuma forma direta do uso de seus recursos naturais, também estando sob proteção incondicional.

RESERVA DA BIOSFERA
A reserva da biosfera não é considerada pelo sistema nacional de unidades de conservação como uma unidade de conservação propriamente dita, mas caracteriza-se como uma aplicação de um planejamento ecológico estratégico.

ECODESENVOLVIMENTO OU SUSTENTABILIDADE
É uma teoria de desenvolvimento que visa integrara dimensão ecológica na problemática do desenvolvimento econômico, garantindo o sustento das futuras gerações.

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANTE- APP.
Áreas protegidas por lei coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas.

RESERVA LEGAL
Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, executada a de preservação, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, á conservação e reabilitação dos processos ecológicos, á conservação da biodiversidade e ao abrigo de fauna e flora nativa.

ESTAÇÃO ECOLÓGICA
Áreas representativas de ecossistemas brasileiros, destinados á realização de pesquisas básicas e aplicadas de ecologia á proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.

RESERVA BIOLÓGICA
São destinadas a proteção dos ecossistemas relevantes, fauna e flora, em que só é permitida a atividade cientifica, desde que autorizada pela autoridade competente.

PARQUE NACIONAL
Possuem como objetivo principal a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.

MONUMENTO NATURAL
Essas áreas têm o intuito de preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE
Unidades destinadas á proteger ambientes naturais que possam assegurar condições ideais para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades de flora local e da fauna residente ou migratória.
ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
São unidades de conservação, destinadas a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais existente em alguns locais, visando a melhoria da qualidade de vida de populações locais.

ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO
Áreas que possuem características naturais extraordinárias ou abriguem exemplares raros da biota regional.

FLORESTA NACIONAL
É uma área com cobertura florestal somente com espécies nativas (FLONA)

RESERVA EXTRATIVISTA
Áreas utilizadas por populações extrativistas tradicionais que possuem o extrativismo como modo de subsistência.

RESERVA DE FAUNA
É uma área natural que possui em seu interior populações da fauna nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórios, adequadas para estudo técnico-cientificos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.

RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
É uma área que abriga populações tradicionais. Essas áreas têm como subsistência os sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL
É uma área privada, gravada com perpetuidade. O objetivo é de conservar a diversidade biológica.

Bem, espero que a leitura destes conceitos possa ter ajudado a melhorar seu entendimento sobre algumas das mais importantes palavras do universo ambiental.