Paloma Rayane Silva Serra [1]                                             

Resumo: Apresenta-se neste trabalho temas referentes a produção de Biocombustíveis no Brasil.       Objetiva-se, sob um enfoque legal, sociológico e econômico compreender a possibilidade de o uso do biodiesel e do etanol no contexto de desenvolvimento sustentável. Essa pesquisa é fundamentada em dois momentos: a priori explanaremos sobre bioenergia e analisaremos o contexto da produção dos dois tipos de biocombustíveis predominantes no mercado nacional. No segundo momento apresentaremos quais as vantagens e desvantagens que o uso de tal energia proporciona.

Palavras-Chave: Biocombutíveis. Bioenergia. Biodiesel. Etanol

Keywords: Biofuels. Bioenergy. Biodiesel. Ethanol       

1 INTRODUÇÃO

Cada vez mais a produção de energia não convencionais é discutida em um contexto de desenvolvimento sustentável. Analisando a situação do mundo atual, tem-se que o planeta não irá suportar por muito tempo, podendo entrar em colapso, a fonte energética fóssil utilizada para produzir e consumir bens a larga escala. Da mesma maneira que não podemos ficar sem energia, não podemos depender de matrizes enérgicas extremamente maléficas ao meio ambiente, tais como petróleo e carvão.

Tais energias não convencionais são: a eólica, solar, hídrica e a bioenergia. Também chamadas de energias alternativas, que visam menor crescimento da exploração dos recursos naturais, proporcionando assim, um dano também menor.

Apesar de possível a produção desse tipo de energia, encontra-se dificuldades de substituição levando-se em conta um contexto social e econômico. A exploração de energias fósseis é extremamente lucrativa a diversos setores da sociedade.

Por mais que se pregue uma sociedade ambientalmente preocupada, não é possível destrinchar o os aspectos do nosso modelo econômico, que, caso seja ignorado, poderia proporcionar outro tipo de colapso.

Diante disso, inicialmente a produção de bioenergia mostra-se atraente tanto do ponto de vista ambiental quanto economicamente, uma vez que é benéfica por ser renovável e proporciona uma cadeia de produção até chegar ao consumidor final, diferentemente do que ocorre com a energia solar e eólica, que pode ser produzida isoladamente pelo consumidor.

Este trabalho tem como objetivo suscitar o debate de até que ponto a utilização de bioenergia, sobretudo biocombustíveis, é ambientalmente segura e economicamente viável no panorama atual.

2 BIOENERGIA

Pode-se conceituar como bioenergia aquela proveniente da biomassa, que nada mais é do que a matéria produzida por seres vivos, resultante da fotossíntese vegetal, que pode ainda ser transferidas a outros seres, como micro-organismos animais e até mesmo fungos, ou pode provir de seus subprodutos como gases, óleos e álcool.

O seu aproveitamento deriva da combustão da matéria vegetal ou seus subprodutos produzindo eletricidade para aproveitamento doméstico ou industrial, ou simplesmente calor.

É considerada uma energia renovável, limpa, pois aquilo que é consumido retorna para natureza, sendo aproveitados para um novo processo, melhor explicando, os elementos geradores de energia serão decompostos, liberando o gás CO2 na atmosfera, que será transformado em hidrato de carbono, que por sua vez será utilizado na fotossíntese das plantas, reiniciando toda a cadeia produtiva.

A biomassa pode ser encontrada nas seguintes formas: sólida, proveniente de matérias como madeira ou resíduos da agricultura; líquida, obtida pelos óleos vegetais e fermentação de resíduos naturais, como o etanol e o biodiesel; a gasosa, resultante do lodo das estações de tratamentos de efluentes domésticos e de aterros sanitários e dos efluentes agropecuários ou industriais, que resultam em biocombustíveis gasosos ou biogás.

Os biocombustíveis ou ainda agrocombustíveis, quando provenientes de atividade agrícola, foco deste trabalho, podem ser produzidos a partir de plantas oleaginosas, cana-de-açúcar, milho, e até mesmo outras fontes de matéria orgânica.

  De relevante produção e utilização são os biocombustíveis etanol e biodiesel, que por uma série de fatores que serão abordados em momento oportuno neste trabalho, representam a possibilidade mais próxima de utilização em larga escala de uma energia renovável.