Biblioteca volante meio de transmissão de conhecimento para as comunidades vulneráveis

RESUMO

Este trabalho focaliza as bibliotecas volantes como extensão das bibliotecas fixas como forma de dinamizar suas atuações e avalia as condições de acesso ao livro e
à leitura em comunidades desprovidas de bibliotecas denominada comunidades vulneráveis. Aponta-se o papel das bibliotecas volantes como meio de transmissão do conhecimento sob a ótica das ações sociais de incentivo à leitura no Maranhão.
Descrevem-se como as bibliotecas itinerantes promovem a leitura e disponibilizam obras literárias e informativas às comunidades onde não existem bibliotecas. Apontamse as condições sociais da leitura e de bens culturais que se contrapõe às condições de acesso às mesmas. Ressalta-se biblioteca como espaços físicos que deve promover ações de incentivo à leitura junto às comunidades tornando-se uma possível solução para o incentivo a leitura em comunidades vulneráveis, e a importância das ações sociais nas quais os sujeitos se mobilizam e atuam, buscando formas de enfrentamento dos problemas e de suas condições como um todo deve estar centradas no que eles conhecem em relação a sua realidade. Adotou-se para o desenvolvimento da pesquisa a exploratória, bibliográfica e descritiva. Autores como Ferreira (2006); Instituto Paulo Montenegro (2009); Rosa (2006) dentre outros contribuem para as análises.

1 Introdução

Uma revisão histórica acerca da questão social no Maranhão mostra que há no Estado um grande número de comunidades carentes, Consideradas vulneráveis3
. As populações dessas comunidades vivem em altos níveis de desigualdade social em vista disso podem ser denominadas de "comunidades vulneráveis". Uma das formas de enfrentamento dessas desigualdades se dá a partir da inserção do envolvido no processo de cidadania, de leitura. Essa condição estar pautada em uma postura conscientemente crítica desse cidadão diante de seus problemas. Dentre os quais se destaca a pobreza.
Nessa concepção, a incorporação do sujeito na sociedade pode ocorrer por meio da apropriação e da construção em relação ao que lê no ou sobre o ambiente em que está inserido. Para Ferreira (2009), o processo da construção de sujeito supõe a formação de leitores críticos, dependentes da existência de espaços de informação e de leitura. Estes, disponibilizados e democratizados, possibilitam pensamento crítico, tendo a leitura como elemento central desse processo gradativo e sistemático. Não se forma, portanto, sujeito nem leitor crítico sem um projeto que tenha como princípio a democratização do livro e da informação, pois ambos são parte da construção do Estado democrático, enfatiza Ferreira (2006).
Por esse motivo, as mudanças nos padrões sociais da comunidade impõem uma ação transformadora e isso se dá quando a leitura conduz o indivíduo a uma nova concepção do seu viver. Contudo, é notável que os valores agregados à leitura são definidos pelo grau de esclarecimento que o indivíduo pode alcançar, ou seja, pela capacidade de análise e de crítica em relação ao meio no qual se encontra. O que se percebe é a condição social da leitura e de bens culturais que se contrapõe às condições de acesso às mesmas. Assim, diante desse cenário, questiona-se como inserir a população vulnerável na leitura.
Para tanto, a leitura é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual, cultural e formação efetiva do cidadão. Além disso, necessita ser desenvolvida de maneira dinâmica, prática e motivadora, de forma que gere experiência intelectual para compreensão do mundo.
3 Vulnerável "é qualquer pessoa em situação de fragilidade ou perigo", Capez (2014, p. 81) CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal: parte especial. V. 3. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
Dado isso, o estudo focaliza as Bibliotecas volantes como extensões da biblioteca fixa como forma de dinamizar suas atuações e avalia as condições de acesso ao livro e à leitura em comunidades desprovidas de bibliotecas, além de reduzir a exclusão social.
Para atingir aos objetivos propostos foi feita uma revisão bibliográfica de trabalhos que apontam o papel das bibliotecas volantes como meio de transmissão do conhecimento sob a ótica das ações sociais de incentivo à leitura no Maranhão, enfatizando a falta deste, devido a não disponibilidade de obras literárias e informativas nas comunidades vulneráveis, ainda na necessidade de expansão dos serviços das bibliotecas fixas. Dessa forma, espera-se descrever sobre como as bibliotecas itinerantes promovem a leitura e disponibilizam obras literárias e informativas nas comunidades onde não existem bibliotecas.
O trabalho faz-se importante, porque as ações sociais nas quais os sujeitos se mobilizam e atuam, buscando formas de enfrentamento dos problemas e de suas condições como um todo devem estar centradas no que eles conhecem em relação a sua realidade. É nessa perspectiva, que a informação pode contribuir com o desenvolvimento das comunidades em situação de vulnerabilidade. O grande desafio da sociedade brasileira está centrado nas questões da educação. Desafio este que está pautado nos altos níveis de analfabetismo ainda hoje existentes, que podem ser relacionados à influência de salas de aula ou de trabalho social de alcance às essas comunidades, questões então de nível quantitativo.
Adotaremos, para responder aos objetivos, alguns procedimentos que se constituem em: pesquisa exploratória, pois a mesma proporciona um aprimoramento de ideia; e pesquisa descritiva, que tem como objetivo a descrição das características de determinada população ou relação entre variáveis. Para tanto, nos procedimentos técnicos utilizam-se as pesquisas: bibliográfica, desenvolvida com base em material já elaborado. É os dados obtidos são avaliados qualitativamente, é importante enfatizar que o método qualitativo fundamenta-se em dados coletados nas interações interpessoais, analisados a partir do significado que estes dão aos atos. O pesquisador participa, compreende e interpreta, na tentativa de uma compreensão detalhada dos significados. (GIL, 2007) Acredita-se que a biblioteca deve ir além de seus espaços físicos e promover ações de incentivo à leitura junto às comunidades. Tornando-se uma possível solução para o incentivo a leitura em comunidades vulneráveis. Essas ações devem ser de caráter permanente acompanhado a mudanças que ocorrem na sociedade. Destacam-se os autores Ferreira (2006); Instituto Paulo Montenegro (2009) Rosa ( 2006 ) dentre outros contribuem para as análises do trabalho.

2 Biblioteca Volante e suas contribuições para minimizar a desigualdade social

Fala-se muito sobre democratização da leitura, do livro e da escola, sobre sua relevância, principalmente quando relacionada ao avanço científico e tecnológico que tem exigido a maior habilidade de leitura, para que haja capacidade, não somente de ler, mas de pensar e interagir com situações novas. As escolas têm se preocupado muito com a promoção da leitura, no entanto a não disponibilização de obras literárias em determinadas áreas periféricas nos faz questionar o papel da biblioteca e sua dimensão social no processo de democratização da leitura e na sua contribuição à erradicação da pobreza, De acordo com Yasbek (2003 apud GOMES; PEREIRA, 2005, p. 365),
[...] são pobres aqueles que, de modo temporário ou permanente, não têm acesso a um mínimo de bens e recursos sendo, portanto, excluídos em graus diferenciados da riqueza social. [...]um grupo social está excluído segundo determinado espaço geográfico ou em relação à estrutura e conjuntura econômica e social do país a que pertence. No Brasil, esse termo está relacionado principalmente à situação de pobreza, uma vez que as pessoas nessa condição constituem grupos em exclusão social, porque se encontram em risco pessoal e social, ou seja, excluídas das políticas sociais básicas (trabalho, educação, saúde, habitação, alimentação).
Prossegue a autora acima referida que democratizar a leitura faz-se necessário oportunizar o acesso à mesma e à informação, garantindo à sociedade o contato com os bens culturais, e diminuindo a exclusão social, sendo necessário para esse processo que as bibliotecas redimensionem a sua atuação. "Para subsidiar a superação desses problemas, a reflexão aqui proporcionada sugere a necessidade de articulação entre políticas econômicas e sociais que promovam a inclusão e o desenvolvimento sustentável". (COELHO; TAPAJÓS; RODRIGUES, 2010, p. 17) As relações que o homem trava no mundo com o mundo apresenta uma ordem [...] o mundo é uma realidade objetiva que o faz ser o ente de relações que é. [...] com a certeza de usar uma ferramenta e com a consciência de quem está diante de algo que desafia, [...] vai dominado a realidade. E ainda o jogo dessas relações do homem com o mundo e do homem com os homens.
[...] E o fará melhor toda vez que, integrando-se espirito delas, se aproprie de seus temas fundamentais, reconhecendo suas tarefas. (FREIRE, 2011, p. 56 60), A transformação social ocorre quando o indivíduo é conduzido a um pensamento crítico e isso se dar quando a leitura que esse indivíduo absorve leva a uma nova concepção de seu viver. Soares (2005, p.19) "atribui à leitura um valor positivo absoluto; por que ela traz benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade, na forma de lazer, de aquisição de conhecimento, de enriquecimento cultural, de ampliação do convívio social e de interação". Assim sendo, é necessário se desenvolver forma dinâmica, prática e motivadora para o incentivo à leitura, para que ocorra a ação transformadora.
Porém para atribuir à leitura um valor positivo, é importante disponibilizar obras literárias e informativas nas comunidades distantes das bibliotecas fixas. À vista disso, mais que democratizar a leitura, faz-se necessário democratizar o acesso à leitura.
Como ressalta Rosa, Tapajós e Rodrigues (2010) a política de desenvolvimento inclusivo, centrada no desenvolvimento humano, deve ter um papel decisivo do Estado e uma associação forte entre os setores público e privado, focado na equidade como a melhor medida para gerar crescimento e enfrentar a crise.
O Brasil nas últimas décadas vem impondo uma enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza que exclui parte significativa de sua população do acesso a condições mínimas de dignidade e cidadania.

[...]