BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO PEDAGOGICO

 

                           ... Quanta gente, quanto sonho, quanta história, quanto invento, 
                                                         quanta arte, quanta vida há dentro do livro. 
                                                                                                     (Ricardo Azevedo)

 

 

 Este artigo tem o propósito de incentivar o uso da biblioteca forma natural, através da dinamização de seu ambiente, com propósito pedagógico de desenvolver ações específicas, direcionadas para os alunos e comunidade atraindo-os para um ambiente dinâmico, no qual possam interagir com esse mundo de informação de forma crítica e ativa.

       A Biblioteca escolar tem uma importante e decisiva parcela no sucesso ou fracasso de uma proposto pedagógico que priorize o livre acesso à informação, tanto para os mestres quanto os alunos ,além das suas necessidades, tem que dar ao aluno um acervo cuidado,e atualizado , que incorpore sempre a literatura de melhor qualidade bem coma livros informativos, dicionários, enciclopédias, periódicos e outras materiais necessários para os aluno. Seu ambiente físico deve se manter como um espaço claro, limpo, organizado e aconchegante para os leitores.nela , alunos e professores devem viver momentos muitos especiais de encontros e reencontros com seu autores ou textos preferidos,criando uma relação de respeito e valorização pelo livro ,pela leitura.o condições para desenvolver o seu espírito de participação no cotidiano da biblioteca, e permitir sua adesão ao universo literário e da pesquisa, de forma natural,               

     Motivar uma freqüência espontânea e sábia no uso do potencial e dos espaços da biblioteca é antes de tudo, por uma característica particular, uma oportunidade de educar o aluno do ensino fundamental para utilizar a biblioteca de ensino médio e posteriormente a Biblioteca Universitária; assim, prepará-lo para desfrutar de todo o complexo informacional existente.

    Nesta perspectiva faz se necessário que desde muito cedo a criança tenha contato com livros para que desenvolva todos os seus aspectos, para futuramente tornar se um bom leitor, com hábito de ler por prazer e não por obrigação. Partindo do pressuposto de que muitos professorem do ensino médio se queixam que as maiorias dos alunos lêem mal e não sabe usar o livro para estudar, o propósito desse trabalho é desenvolver a literatura infantil junto aos professores das séries iniciais, contribuindo com suas práticas pedagógicas no decorrer do ano letivo de forma prática e agradável, no sentido de despertar na criança o gosto, a curiosidade e o desejo de praticar a leitura, sem se voltar apenas para o compromisso com o pedagógico. Entender que ao trabalhar a literatura, esta pode ampliar os horizontes dos educados, pois

percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüentes dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções e conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Portanto faz-se e necessário que a escola busque resgatar o valor da biblioteca como um lugar importante e significativo para os alunos e professores.

A construção e aplicação desse projeto visando à necessidade de propiciar a prática de leitura no ambiente familiar e promover a participação da família na vida escolar dos seus filhos que será de grande importância para os mesmo o qual será o desenvolvimento da capacidade em diferentes situações significativas, tendo como ponto de partida o uso da criatividade, imaginação e lúdico, proporcionando o aprimoramento do processo aprendizagem.

Despertar no aluno o âmbito de freqüentar a biblioteca, visando à formação de seu caráter e a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem e desenvolvimento sócio-cultural Considerando que a leitura pode ampliar os horizontes dos alunos. O objetivo desse trabalho é desenvolver a leitura de forma prazerosa e estimulante nos primeiros anos das séries iniciais do ensino fundamental e do ensino médio, com ênfase em desenvolver um trabalho de leitura que desperte nos alunos dessa fase o prazer de ler, ampliando assim seus conhecimentos necessários para a sua formação enquanto sujeito de uma sociedade letrada.

 

 Conclusão

A biblioteca transforma-se em local aberto onde a criatividade, a imaginação e a sistematização, conseqüência do desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e afetivas dos conhecimentos de fontes de informação, atrevem dos quais processa a leitura, pois ler e escrever são tarefa na escola, em cada sala de aulas e na biblioteca torna um espaço convergentes de todas as atividades.e nela que se estimula a circulação e a transferência da informação,que se favorece a convivência dos diferentes segmentos da comunidade escolar ,tai a importancia de uma biblioteca.

 

 

 

BIBLIOGRÁFIA

 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais ( e 4ª série). SEF: Brasília: MEC 1997. ____. Parâmetros...

 

FRAGOSO,Graça Maria. À biblioteca,com prazer: resgatando a pratica da leitura.AMAE Educando, Belo Horizonte,v.27,n.241,p.36-37,set.1993.LER:ZH na sala de aula

Copyright-2004, by Ana Maria Araujo Freire. Editora por Paz e terra, licenciado gratuitamente para Anca/MST

 

 

EVANIR DE SOUZA HONORATO