Bíblia: Afirmações científicas exatas!

Quero dar inicio neste artigo testemunhando que durante 26 anos tenho lido (já li 46 vezes) e estudado a Bíblia Sagrada de forma acurada. Ela foi escrita em hebraico e grego com algumas porções de aramaico ? Esse Livro e inerrante e sua infalibilidade e percebida na exatidão de seus vaticínios e de suas afirmações cientificas perfeitamente corretas!
Vamos verificar alguns textos das Escrituras em que Deus faz afirmações científicas exatas e revela desta forma a sua imensurável sabedoria. Consideremos os textos milenares da Bíblia Sagrada:

O Universo é criado do nada!


"No princípio criou Deus os céus e a terra" Gn.15:5.

O mundo científico hoje, praticamente todos os cientistas aceitam alguma variação da "Teoria do Big Bang", que sugere que todo universo passou a existir num ponto determinado do tempo, quando uma massa de matéria incrivelmente densa explodiu, formando as estrelas, galáxias e planetas que conhecemos hoje. O Dr. P. Dirac, da Universidade de Cambridge e ganhador do Prémio Nobel, escreveu: "Parece certo que houve um mo¬mento definido da criação". Até bem recentemente, a palavra criação nunca era escrita ou proferida com aprovação pelos cientistas. Então, um artigo científico foi escrito, em 1982, na revista Cartas da Física, uma publicação internacional especializada em Física, pelo Dr. A. Vilenkin, intitulado "A Criação do Universo a Partir do Nada". Enquanto os cientistas alegam que a criação do universo está "fora do alcance das leis da Física conhecidas atualmente" [S. Hawking e G. Ellis, The Large Scale Structure ofSpace-Time (A Grande Estrutura da Escala Espaço-Tempo), Cambridge: At the University Press, 1973, p. 364], a Palavra de Deus nos diz claramente que: "Criou [verbo hebraico = Bará significa criar do NADA!] Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). Em oposição à explosão apenas teórica de¬fendida pela "Teoria do Big Bang", a Bíblia afirma que Deus, o Elohim, criou do NADA tudo no universo com absoluto propósito e inteligência (Hb.11:2). Glória a Deus!


As Estrelas são incontáveis!

"Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente". Gn 15.5.

Deus desafiou Abraão a contar as estrelas, para demonstrar o número fantástico que ele criara por meio do seu poder criativo: "Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar...." A visão humana, sem ajuda, pode enxergar e contar cerca de 1.029 estrelas. Com um binóculo ou um telescópio barato, po¬dem-se ver mais de 3.300 estrelas. Nos últimos anos, os telescópios mais modernos têm nos permitido ver mais de duzentos milhões de estrelas em nossa própria galáxia, chamada Via Láctea. Até 1915, os astrónomos achavam que a nossa galáxia compunha todo o univer¬so. Em 1925, o grande astrónomo Edwin Hubble usou seu novo te-lescópio com um espelho de dois metros e meio de diâmetro, o mai¬or do mundo naquela época, no monte Wilson, para ver novas galá¬xias inteiras, distantes da Terra quase dez quintilhões de quilóme¬tros. O professor Hubble provou que, no universo, o número de ga¬láxias, além da nossa, era igual ao número de estrelas que compu¬nham nossa própria galáxia, a Via Láctea. Durante o último século, astrónomos, utilizando telescópios cada vez mais potentes, revela¬ram que o universo conhecido contém mais de dez bilhões de galá¬xias como nossa Via Láctea! Você entende agora porque o Senhor disse a Abraão: "...conta as estrelas, se as podes contar "?

A Terra é Redonda!


"Ele é o que está assentado sobre o globo da terra cujos moradores são para ele como gafanhotos..." Is. 40:22.

Os críticos freqüentemente têm alegado que a Bíblia declarou que a Terra era achatada, devido à expressão bíblica "os quatro can¬tos (confins) da terra" (Is 11.12; Ap 7.1), como se os escritores de fato acreditassem numa terra achatada. Esta frase, contudo, era uma simples expressão do cotidiano. Ainda é usada por indivíduos instruí¬dos, para indicar tanto toda a terra como as quatro extremidades do globo, considerando-se uma posição central. Deus inspirou o profe¬ta Isaías para revelar que nosso planeta era um globo, conhecimento que estava muito adiante do que as pessoas daquela época sabiam: "Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos..." A palavra hebraica = HUG significa "círculo (globo, redondeza), e descreve clara¬mente a terra como uma esfera ou globo. Como o profeta Isaías pôde afirmar que a terra é redonda numa época em que a ciência era tão limitada? A resposta óbvia é que o profeta falou sob a inspiração do Deus das Sabedorias!

A Terra tem um suporte gravitacional!

"O Norte estende sobre o vazio..." Jo.26:7

O livro de Jó nos diz que: "O Norte estende sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada" (Jó 26.7). Esta era uma declaração científica incrivelmente avançada e exata. Os antigos pagãos, contemporâneos de Jó, acreditavam que a Terra estava equilibrando-se sobre o lombo de um elefante, que por sua vez apoiava-se na carapaça de uma tarta¬ruga. Outros pagãos acreditavam que o herói mitológico Atlas carre¬gava a Terra sobre os ombros. Jó, contudo, há três mil e seiscentos anos, foi inspirado pela sabedoria Senhor para declarar corretamente que Deus "suspende a terra sobre o nada". Somente há um século os cientistas começaram a crer que a Terra e as estrelas eram sustentadas por algum tipo de éter. Ainda assim, Jó declarou com exatidão que nosso planeta move-se em sua órbita através do espaço exterior vazio! Glória a Deus!

O Norte da terra é quase vazio!


"...suspende a terra sobre o nada" Jo. 26.7.

Uma surpreendente descoberta astronômica revelou recentemente que a área ao norte do eixo da Terra, em direção à estrela polar é quase.vazia de estrelas, em con¬traste com outras direções. Existem muito mais estrelas em todas as outras direções a partir da Terra do que na direção norte. Conforme Jó declarou, "O Norte estende sobre o vazio" (Jó 26:7). Milchell Waldrop escreveu a seguinte declaração num artigo na revista Science (Ciên¬cia): "O recém-anunciado "buraco no espaço", uma lacuna de 300 milhões de anos-luz na distribuição das galáxias, tem tomado os cosmologistas de surpresa... mas três casos de núcleos muito distan¬tes no hemisfério norte, na direção geral da constelação Bootes, mos¬traram notáveis lacunas na sua distribuição" [Mitchell Waldrop, "Delving the Hole in Space" ("Pesquisando Buracos no Espaço" Revis-ta Science (Ciência), 1981]. Este vazio relativo na direção do Norte do nosso sistema solar não é visível a olho nu. Só recentemente, como resultado de observação muito cuidadosa, usando-se telescópios, os cientistas puderam provar que Jó estava absolutamente certo em sua afirmação. Aqui está uma prova contundente da infalibilidade da Palavra de Deus, e de sua imensurável sabedoria!

As Sete estrelas da Constelação!

)
"Procurai o que faz os Sete estrelo e o Orion..." Am. 5:8.

Uma das mais curiosas revelações científicas da Bíblia concernente à astronomia foi destacada por um astrônomo de Toronto, Canadá. Esta declaração é encontrada no livro de Amós, onde lemos a respeito das "sete estrelas" da constela¬ção conhecida como as Plêiades. A versão King James da Bíblia, em inglês, traduziu a expressão como "Sete Estrelas e Orion" em Amós 5.8. Assim, os tradutores da versão King James confirmaram que a declaração original de Amós, em hebraico, referia-se à constelação das "Plêiades". Versões mais modernas da Bíblia traduzem este versículo como "Plêiades e Orion". Os antigos tradutores estavam intrigados com este versículo, porque apenas seis estrelas podiam ser vistas a olho nu na constelação das Plêiades. Agora, entretanto, os telescópios modernos revelaram a existência de uma sétima estrela na constelação; ela é tão apagada que só pode ser detectada usando-se telescópio. De que outra maneira o profeta poderia saber que havia "sete estrelas", a menos que ele fosse inspirado pelo Espírito do El Déot a escrever tal afirmação!? A Palavra do ETERNO estava correta o tempo todo, em sua descrição de "sete estrelas", conforme foi registrado por Amós há 2.750 anos atrás!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]