RESENHA CRÍTICA

1.INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Beyond Budgeting: Inovação ou resgate de antigos conceitos do orçamento empresarial? Fábio Frezatti  – Vila Mariana, São Paulo.

Fábio Frezatti, Professor da FEA-USP. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP.

2.RESUMO DO ARTIGO

A ideia principal do artigo é trazer os pontos positivos e negativos em relação à abordagem conhecida pela expressão “beyond budgeting” e o que o autor chama de abordagem “tradicional” do orçamento empresarial.

Para os escritores Welsch, Hilton, Gordon e Steiner mencionados no artigo o instrumento tradicional do orçamento empresarial envolve o desenvolvimento e a aplicação de objetivos da empresa, um plano de longo prazo desenvolvido em termos gerais e um plano de curto prazo descrito com o objetivo de acompanhar as responsabilidades. Esses autores consideram que a proposta básica do controle consiste em assegurar que os objetivos, metas e padrões de empresa sejam atingidos.

“Beyond Budgeting” abordagem apresentada por Wallander é baseada na ideia de que deva existir mais flexibilidade para os gestores, e a inexistência de orçamentos anuais. Tem como objetivo uma cultura de trabalho gerenciado e responsabilidade pessoal, fazendo assim, que os envolvidos tenham mais motivação, alta produtividade e melhora nos serviços prestados aos clientes. Essa abordagem foi criada a partir da insatisfação do orçamento tradicional por alguns fatores: os orçamentos tradicionais consomem muito tempo e os benefícios não compensam o custo; a falta de flexibilidade em um momento empresarial de constante mudança; os orçamentos podem ser manipulados, o orçamento não está alinhado à estratégia da empresa.

3.POSICIONAMENTO CRÍTICO

Do ponto de vista acadêmico, não poderia descartar o artigo como fonte de conhecimento sobre um tema fundamental para a administração das organizações. Contudo, não considero que tenha alcançado o objetivo desejado,  pois como o próprio autor cita nas considerações finais, os autores reconhecem o orçamento como um vírus que deve ter provocado todas as crises mencionadas, mas ignora os problemas gerados pela proposta da Beyond Budgeting.

 Houve uma falta de aprofundamento no assunto em relação ás limitações e problemas originados pela implantação da abordagem Beyond Budgeting e a solução para essas limitações.