Bens: de capital ou de consumo?

Frenquentemente os termos “bens de capital” e “bens de consumo” são usados.  Contudo, o que são esses bens?

Bens de capital são bens que são produzidos e, após isso, são empregados na produção de outros bens ou serviços. Alguns exemplos são a terra, prédios, máquinas, mesas, ruas e rodovias, pontes, estudos e assim por diante. Todos eles são bens de capital porque são produzidos para depois gerarem mais bens ou serviços. Nesse sentido, os termos “fatores de produção”  ou “bens de produção” também podem ser empregados para se referir aos bens de capital.

Quando você investe seu dinheiro e tempo realizando algum curso que lhe capacite, você está investindo no seu capital humano. Assim, nem sempre os bens de capital são necessariamente coisas fisicamente palpáveis, ou seja, tangíveis.

Bens de consumo, por sua vez, são bens produzido para o consumo no presente momento. Por exemplo, roupas, alimentos, brinquedos e clubes são bens/serviços que satisfazem as necessidades humanas no momento em que são usados.

Como talvez seja possível perceber, bens de capital são utilizados para a produção de bens de consumo. 

Confusão entre os termos podem ocorrer. Por exemplo, um carro é considerado um bem de consumo. Contudo, o mesmo carro pode ser utilizado para entregar produtos de uma empresa sendo, dessa forma, considerado um bem de capital.

Preparado a partir de:

CASE, K.E.; FAIR, R.C. Principles of Macroeconomics. Fourth Edition. New Jersey: Prentice Hall, 1996. 656p.