BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS ADVINDOS DA COLETA SELETIVA COM BENEFICIAMENTO FINANCEIRO NA CIDADE DE JAGUARIBE CEARÁ


Romário Soares Barbosa¹
Francisco Pedro Saldanha Alves¹

Marta Luciana Sousa Xavier²

Resumo

A questão ambiental tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios, em vista da crescente degradação existente. Os óleos alimentares, em especial aqueles utilizados nas frituras, surgem nesse contexto como um resíduo gerado diariamente nos lares e estabelecimento do país. Devido à falta de informação e/ou carência de disseminação de idéias, este resíduo acaba sendo descartado de forma indevida gerando sérios problemas para o meio ambiente e para nós, seres humanos. É necessário sensibilizar a população, pois tal questão, embora conflitante, precisa ser tratada com a seriedade que o caso merece, pois todos nós somos responsáveis pela preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar uma discussão acerca dos benefícios econômicos, sociais e ambientais que a implantação de um sistema de coleta seletiva poderá proporcionar para o município de Jaguaribe Ceará. Além disso, busca-se destacar a importância de ações individuais, por parte de cada um de nós, em prol da preservação do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Palavras- chave: Meio Ambiente, Óleo de fritura Usado, Coleta Seletiva, Desenvolvimento Sustentável.


1. Introdução

A questão ambiental, no Brasil e no mundo, tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios, em vista da crescente degradação ambiental existente atualmente e pelo fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida dos povos.
Nesse contexto, surge a questão dos resíduos sólidos (lixo) como uma das mais sérias ameaças ao planeta. Nossa população cresce em níveis geométricos e, juntamente com ela, cresce a produção do lixo. Estimando-se que cada ser humano produz em média 0,5kg a 1,5kg (em função do poder aquisitivo de cada indivíduo) de lixo diariamente e multiplicando pelo total da população do mundo (cerca de 6 bilhões), teremos a espantosa cifra de 3,0 a 4,5 bilhões de quilos de lixo produzidos diariamente (JACOBI, 2003).
A maior parte desses resíduos é lançada céu aberto (vazadouros), o que representa um enorme desperdício de matéria-prima e de energia, resultando numa grave degradação ambiental. Essa degradação ambiental ainda é agravada pela falta de planejamento ambiental (JACOBI, 2003).
O óleo de cozinha surge nesse contexto como um resíduo que é gerado diariamente nos lares de todas as famílias, devido a falta de informação ou/e carência de disseminação de idéias esse resíduo acaba sendo descartado de maneira indevida provocando diversos problemas ao meio ambiente, refletindo de forma negativa na nossa vida e na vida do planeta terra que perderá a sua capacidade de "repor" tudo de novo. Pesquisas revelam que de todo óleo de fritura produzido e consumido no mundo apenas 1% é reciclado, sendo que os outros 99% tem um destino indevido (RGNUTRI, 2008).
Tal questão, embora conflitante, precisa ser tratada com a seriedade que o caso merece, pois todos nós somos responsáveis pela preservação do meio ambiente.
Fundamentado no exposto acima, buscou-se evidenciar a possibilidade de se obter a melhor maneira possível, para um destino final do óleo de cozinha usado, fazendo com que, aquilo que se tornou inútil, possa obter um descarte seguro através do ciclo reverso de logística, podendo promover alternativas sócio-econômicas e redução de impactos ambientais. Quando se tem um retorno do óleo de fritura para o ciclo produtivo ao invés de ser despejado no meio ambiente prejudicando-o, não é apenas ecologicamente correto e lucrativo, forma-se um desenvolvimento sustentável, abandonando com isso, a extração de recursos naturais e aumentando a reciclagem circular.
Portanto, o presente artigo visa apresentar algumas considerações acerca das vantagens econômicas, sociais e ambientais decorrentes da implantação do Programa de Coleta Seletiva do óleo de fritura usado no município de Jaguaribe Ceará, bem como destacar algumas sugestões para que a sociedade trate de maneira menos impactante o meio ambiente e a si mesmo o que é atualmente considerada rejeito.

2. Considerações Econômicas
Não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção reutilizando, sempre que possível os materiais recicláveis. É o mesmo caso com o óleo usado. Ainda hoje, grande parte reutilizável do óleo é descartada de forma errônea. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desvia do meio ambiente esse resíduo que poderia ser reaproveitado. Reaproveitar o óleo e colocá-lo no seu devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza a população de sua responsabilidade social (RGNUTRI, 2008).
Com isso poderemos descobrir a riqueza que o óleo usado tem. Saiba que quando esse resíduo tem um destino mais adequado como por exemplo, a coleta seletiva, o mesmo permite que recebamos uma renda a mais e que servirá para a inclusão social das pessoas.
Com o desenvolver do projeto na cidade de Jaguaribe, consegui-se uma parceria firme com o empresário Antônio José Barbosa, mais conhecido como Dede do Sabão proprietário da Indústria Sabão Jaguaribano, que estará dando reforço e subsidio ao projeto para o desenvolver da campanha de coleta seletiva na Cidade, onde o mesmo passará a ser o ponto de coleta do óleo usado, onde será processado e transformado em Sabão em barra. Ele estará comprando de cada morador o óleo com o preço equivalente a 1 real o kg ou a troca pelo produto final.
Com isso, estamos propondo o engajamento de todos: servidores, Juízes, Desembargadores, Jurisdicionados e terceirizados, num projeto que vai nos mostrar tudo o que se pode fazer, ganhar e aprender com o nosso óleo do dia a dia.

3. Considerações ambientais

A implantação de um sistema de coleta seletiva no município de Jaguaribe Ceará visa amenizar ou eliminar os impactos ambientais advindos de um descarte incorreto dos materiais produzidos em nossa casa, dando ênfase maior ao óleo de cozinha pós-fritura. Nesse sentido, um programa para a recolha do óleo usado poderá trazer melhorias ao meio ambiente.
Com um sistema de coleta seletiva para o óleo usado, a população passará a dar credito maior ao meio em que vivemos, incentivando a reciclagem, e passando a racionalizar o uso dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. Dessa forma, possibilitando o desenvolvimento de processos mais limpos, e chegando de uma forma mais rápida ao desenvolvimento sustentável.
Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população, cita ROCHA (2007). Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas. Por fim, pode-se afirmar que a ações ambientais, manifestadas através da implantação da coleta seletiva, buscam racionalizar o uso dos recursos naturais e reduzir o montante de dejetos e resíduos devolvidos ao meio ambiente, contribuindo, com isso, para um desenvolvimento mais harmônico entre homem e natureza.

4. Considerações Finais

Somos parte da natureza e temos o dever de minimizar os impactos e buscar alternativas para melhoria do meio ambiente e para nossa condição de vida. Nosso olhar para essa realidade precisa ultrapassar o olhar que já foi "naturalizado" pelo homem. Faz-se necessário sensibilizar o coração humano de que é nosso dever cuidar do ambiente que nos foi dado gratuitamente, possibilitando a continuação da vida nesse Planeta. Com simples ações como o desenvolver de uma coleta seletiva onde todos poderão participar, ou também a simples atitude de não jogar o óleo usado no ralo da pia contribuirá para dias melhores. Com isso, precisamos buscar juntamente com essa sociedade estratégias concretas de ações para intervir na realidade gritante pela qual "chora" o "Planeta Terra".

5. Referências bibliográficas

ECOLOGIA. Recicle o óleo de cozinha e preserve o meio ambiente. Disponível em: http://www.condominioeetc.com.br Acesso em: 15 de mar. 2010.
JACOBI, P. Educação ambiental cidadania e sustentabilidade. Caderno de pesquisa, Mar. 2003. São Paulo. ISSN 0100- 1574.
RGNUTRI. Reciclagem de óleo de cozinha. 2008. Disponível em < http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/roc. php > Acesso em: 28 de jul. de 2010.
ROCHA, D; Reciclar óleo de cozinha pode contribuir para diminuir o aquecimento global. 2007. Disponível em <http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=3052 > Acesso em: 28 de Jul. de 2010.


________________________________________________________

¹. Alunos do 2º do Curso Técnico em Informática da EEEP Poeta Sinó Pinheiro
². Professora de Laboratório e Tecnóloga pelo CENTEC na EEEP Poeta Sinó Pinheiro