Zwinglio Christopher
Psicólogo - CRP-17/1217
www.cognuspsicologia.com.br 

As medicações psicotrópicas são medicações utilizadas em distúrbios ou transtornos relacionados com a saúde mental. Entre as mais conhecidas estão: Ansiolíticos, anti-depressivos, anti-psicóticos, estabilizadores de humor. Como toda medicação, as de origem psicotrópicas vão funcionar como um tratamento, que vai ter um período de tempo de uso em cada caso. Em grande parte dos casos, se faz necessário um acompanhamento paralelo de psicoterapia para melhores resultados. Porém, observa-se, hoje em dia, um uso indiscriminado desse tipo de medicação. Muitas vezes, os paciente procuram o psiquiatra já com a idéia de tomar um ansiolítico ou anti-depressivo. Sem levar ao menos em consideração a psicoterapia como uma opção. É importante se ter em mente que esse tipo de medicação faz parte de um tratamento e o uso indiscriminado pode causar conseqüências prejudiciais em longo prazo. A seguir são levantadas algumas questões importantes em relação ao uso e implicações desse tipo de tratamento.

 Benefícios e Malefícios do uso da medicação psicotrópica

-Benefícios

A medicação ajuda a pessoa a lidar com problemas emocionais e comportamentais que a pessoa não está conseguindo resolver naturalmente. Em casos específicos o uso precisa ser feito ao longo da vida.

-Malefícios

A medicação é uma droga e gera vício.

A medicação não ensina a resolver os problemas do dia-a-dia.

A medicação gera efeitos colaterais e pode provocar outros problemas de saúde quando usada em excesso ou durante muito tempo.

Sobre a renovação automática

A medicação não deve ser renovada automaticamente. A nova receita deve ser passada apenas se houver um acompanhamento do caso pelo médico que avalie a dosagem e a necessidade de continuar com as medicações.

Malefícios da renovação automática

O corpo pode ta recebendo mais medicação do que deveria podendo gerar problemas na saúde.

O corpo fica tolerante. A medicação para de fazer efeito precisando de doses cada vez maiores.

Dependência química da medicação. Fica mais difícil fazer as coisas do dia-a-dia sem usar a medicação. E mesmo quando se usa fica não se obtém as condições naturais de funcionamento.

Sobre as emoções e a importância de resolver problemas emocionais sem o uso da medicação.

-Todo mundo passa por problemas ao longo da vida. Ansiedade, nervosismo, medo, pânico, tristeza, insônia, tristeza e depressão são exemplos de problemas emocionais mais comuns que fazem com que se procure o psiquiatra. Em todos esses casos é possível se passar uma medicação que ajude a diminuir os sintomas, porém a medicação não vai resolver e nem fazer com que todos esses problemas desapareçam. É importante que quem procura tratamento com psicotrópico a consciência que a medicação faz parte de um “tratamento”, que pode durar apenas um certo tempo em casos que não são crônicos. Quando a medicação é indispensável e seu uso deve ser constante e prolongado, mas em grande parte dos casos seu uso deveria ser breve para não gerar dependência e para possibilitar que o paciente aprenda a lidar com seus problemas de forma natural e sem droga no organismo.

A respeito do tratamento com o psiquiatra.

Exija saber do seu médico a razão de está tomando a medicação. Pergunte qual a hipótese diagnóstica do seu caso. Fale sobre qualquer efeito colateral indesejado durante o uso da medicação. Tire suas dúvidas sempre que possível sobre o futuro do seu tratamento. Questione quando estiver melhor sobre o desmame e o término do tratamento.

Obs: Em alguns casos a medicação será necessária por toda a vida. Mas em muitos casos ela deve fazer parte de um tratamento por um tempo limitado. Cabe ao médico responsável orientar sobre cada caso e, de acordo com o diagnóstico, indicar o tratamento mais adequado.

IMPORTANTE!!!

NÃO EXIJA RENOVAÇÃO DE MEDICAÇÃO. EXIJA COMPREENDER COMO ANDA SEU TRATAMENTO.