Pratica alguma atividade física é fundamental para manter a saúde sempre em dia e, é claro, o corpo em forma. Uma das atividades que tem conquistado muitas pessoas atualmente é o Pilates, pois a modalidade melhora o desempenho em corridas, corrige a postura, combate dores e ainda ajuda a prevenir fraturas osteoporóticas. Os exercícios do Pilates utilizam o acionamento do centro de força, a precisão, o controle, a fluidez e a concentração.

Para conhecer melhor essa modalidade que está conquistando muitas pessoas, confira a seguir os principais benefícios do Pilates.

Benefícios do Pilates

Combate o estresse: Os exercícios criados pelo Joseph Pilates, ajuda muito a combater esse problema que é muito comum hoje em dia. Isso porque a modalidade obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração. E por exigir concentração do praticante, com tempo é possível adquirir um poder maior de controle sobre o corpo, o que ajuda a controlar situações de estresse, ansiedade e nervosismo. 

Ameniza dores: Essa modalidade que traz vários benefícios a saúde também é muito indicada para pessoas que sofrem com dores, principalmente nas costas. Isso porque os exercícios do Pilates promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que o praticante deixe de forçar as costas ao realizar alguma atividades do dia a dia. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento que trabalham todo o corpo, também ajudam na reabilitação de diversas patologias.

Melhora a respiração: A correria do dia a dia, o estresse e a ansiedade acabam interrompendo a nossa respiração normal, o que acaba causando um bloqueio no músculo do diafragma. No entanto, o Pilates pode ajudar a resolver esse problema, já que trabalha a musculatura respiratória, ensinando a respiração correta através dos exercícios que devem ser feitos com um tempo preciso de inspiração e expiração.

Corrige a postura:  Através dos exercícios de alongamento e fortalecimento, o Pilates ajuda a deixar a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão. Dessa forma, com um tempo de prática é possível adquirir maior força nos músculos que sustentam a lombar. E com o passar do tempo acabamos acostumando a manter a postura correta.

Trabalha os músculos: Um dos principais benefícios do Pilates é o fortalecimento de todos os músculos do corpo de uma vez só. Ou seja, durante a realização dos exercícios, diversos grupos musculares são ativados de uma vez só, juntamente com a integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, durante os exercícios, as articulações também são estimuladas.