Hoje em dia a maioria das pessoas – principalmente os adolescentes - estão deixando de lado a prática esportiva; o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como a má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc.

No texto abaixo será explicado com mais detalhes os benefícios da prática regular de exercícios físicos. Você verá que problemas físicos e até problemas mentais podem ser solucionados (ou no mínimo amenizados) com a prática de esportes.

Benefícios da Prática do Esporte para a nossa Saúde

Auto-estima

A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.

Capacidade Mental

Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

Colesterol

Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o "bom colesterol") no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

Depressão

Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

Doenças Crônicas

Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

Envelhecimento

Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

Ossos

Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

Sono

Quem se exercita "pega" no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.

Stress e Ansiedade

A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.

Pratique sempre algum esporte, pois sua vida só tem a melhorar!