É comprovado que exercícios aeróbicos como caminhadas, ciclismos, etc, promovem uma grande queima de calorias. Uma hora de exercício aeróbico intenso chega a consumir cerca de 300 calorias, e pode manter o alto nível do metabolismo durante algumas horas após a atividade. Porem, esse efeito de queima de calorias dura poucas horas, porque, em geral a atividade aeróbica não desenvolve a fibra muscular.

Alem de não promover o ganho de massa muscular, a combinação de excesso de exercícios aeróbicos com uma dieta de baixa caloria pode resultar na perda de tecido muscular, de modo que uma pessoa que pratica exercícios aeróbicos com freqüência pode perder drasticamente seus músculos, ficando abaixo do seu peso ideal.

A grande maioria dos adultos acaba perdendo uma certa quantidade de seus músculos no decorrer dos anos por falta de uso, cerca de 1 a 3 % por década segundo o declínio do RMB.

O que muitas não sabem é que em um treino de força com alta intensidade pode queimar mais calorias após o exercício do que os exercícios aeróbicos.

Outros benefícios da musculação

- Melhora a postura, é portanto, a amplitude da mecânica respiratória, o que pode melhorar a digestão e aliviar a constipação.

- Fortalece os músculos.

- Capilarização aumentada, ou seja, há mais capilares na ação do coração e o mesmo trabalha com menos esforço.

- Previne contraturas musculares e melhora as funções de eliminação de resíduos (ácido lático), alem de melhorar as trocas gasosas e de nutrientes.