Manter o bem estar físico e mental nos dias de hoje não é difícil, porém exige um pouco de disciplina. Assim, é uma das formas de prevenir diversos tipos de doenças e não deixar que nosso cérebro definhe. Muitos cuidam apenas do bem estar físico e se esquecem da parte mental. Fazer exercícios para a memória é ótimo para evitar diversas doenças no cérebro como, por exemplo, o mal de Alzheimer. Neste artigo daremos algumas dicas para mantermos o bem estar físico e mental, sendo elas: o autoconhecimento, alimentação diária, atividade física e o sono.

Autoconhecimento

Bem Estar - Bem Estar Físico e Mental - Autoconhecimento

Buscar o conhecimento constantemente é uma forma de manter o bem estar mental, ativar a memória e melhorar o vocabulário. Entretanto, o autoconhecimento é uma das formas de abrir as portas para o crescimento da humanidade, isto é, quando a pessoa busca a conhecer mais de si próprio. Isto faz com que ela conheça seus limites e controle suas emoções independentemente de serem positivas ou negativas. É uma forma de fazer com que a pessoa possa evoluir pessoalmente e chegar onde se quer.  

Alimentação Diária

Bem Estar - Bem Estar Físico e Mental - Alimentação Diária

Para conseguir um bem estar físico e mental é preciso uma alimentação balanceada e evitar o máximo de gorduras e doces. Estes últimos prejudicam o cérebro e pode acarretar alguns tipos de doenças como, por exemplo, a diabete. Aquelas podem gerar outros tipos de doenças como o colesterol, ou até provocar outras doenças mais graves, como é o caso do enfarto. Entretanto, quando se mantém uma alimentação equilibrada podemos ajudar o nosso cérebro a funcionar melhor. Entre os principais alimentos que fazem bem ao nosso corpo e ao nosso cérebro estão: abacate, ômega 3, acerola, amêndoa, amendoim, arroz, aveia, avelã, azeite, banana, batata doce, brócolis, caju, caqui, carne vermelha, castanha do Pará, cenoura, cereais, couve, damasco, fígado, frango, frutas vermelhas e frutos do mar.  

Atividade Física

Bem Estar - Bem Estar Físico e Mental - Atividade Física

A atividade física faz bem não só ao corpo como também a mente, uma vez que oxigena o cérebro e libera endorfina que é a substância do prazer. A prática contínua da atividade física é boa em qualquer fase da vida. Ela melhora a circulação sanguínea e acelera o metabolismo, além de fortalecer nosso sistema imunológico, melhorar nossa disposição e bom humor.  

Sono

Bem Estar - Bem Estar Físico e Mental - Sono

Para uma pessoa ter uma vida saudável é essencial ter uma boa qualidade de sono. Cada pessoa tem sua individualidade e sabe quantas horas precisa diariamente para estar bem. Umas com 6 horas de sono acordam bem, enquanto outras precisam de aproximadamente 9 horas. Vale lembrar, que para ter uma boa qualidade de sono é preciso alcançar o sono profundo.