BEM-AVENTURADOS OS ENDIVIDADOS

 

Se há uma coisa neste mundo que é velha conhecida de todos nós, esta coisa chama-se dívida, que surge em nossa vida desde muito cedo e nos acompanha até o esquife.

Acaso seria possível encontrar alguém que nunca contraiu uma dívida, por menor que seja?

Eu penso que não, tanto é que existe o sobejamente conhecido ditado: “Quem não deve, não tem.” Destarte, o pobre deve porque quer ter; e o rico, porque quer dilatar ainda mais o que tem.

Com efeito, nem as crianças escapam!

Quando menino, no Orfanato onde passei a maior parte de minha infância, como o famigerado papel-moeda não faz parte do inocente universo infantil, eu contraía então minhas dívidas com os coleguinhas e as pagava com bolas de gude. Essas bolinhas de vidro eram, por assim dizer, a moeda com que negociávamos.

Mas não é de dívida secular que vou aqui tratar, e sim de dívida espiritual, até mesmo porque a Palavra de Deus ordena-nos: “A ninguém DEVAIS COISA ALGUMA, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” (Rm.13:8)

E, para Deus, qual é mesmo a nossa dívida e qual é o tamanho dela, ou seja, quanto devemos?

Nas Escrituras Sagradas, dívida é sinônimo de pecado, de ofensa. Na Oração Modelo o Senhor Jesus Cristo ensina-nos: “E perdoa-nos as nossas DÍVIDAS, assim como nós temos perdoado aos nossos DEVEDORES; (…) Porque, se perdoardes aos homens as suas OFENSAS, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.” (Mt.6:12,14). “E perdoa-nos os nossos PECADOS, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos DEVE.” (Lc.11:4)

A dívida do homem é muito grande, porquanto consiste no pecado contra Deus, que é não crer em seu Filho Jesus Cristo como seu único e todo-suficiente Salvador e Senhor. E quem não crê será julgado: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nEle não é julgado, MAS QUEM NÃO CRÊ, JÁ ESTÁ JULGADO; porquanto não crê no Nome do Unigênito Filho de Deus. E o julgamento é este: A Luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a Luz, porque as suas obras eram más.” (Jo.3:17-19)

No belíssimo episódio da pecadora que ungiu os pés de Jesus, narrado em Lc.7:36-50, cuja leitura de todo recomendo, é-nos ensinado que, quanto maior a nossa dívida (o nosso pecado), maior o perdão de Deus, por isso, a quem muito se é perdoado, muito ama: “mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” (v.47)

Contudo, regozijemo-nos, pois, visto que o Bendito Salvador, Jesus Cristo, o Senhor, riscou o escrito de dívida que havia contra nós, cravando-o na cruz: “E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz.” (Cl.2:14)

Eis a bem-aventurança, crida e colocada por mim como título que encima este artigo: É que nós, os que aceitamos e recebemos a Jesus Cristo como o nosso Único porque Todo-Suficiente Salvador e Senhor; nós, os que cremos, sabemos que o ESCRITO DE DÍVIDA QUE HAVIA (pretérito imperfeito do indicativo) CONTRA NÓS NAS SUAS ORDENANÇAS (lei dos mandamentos de Deus); O QUAL (o escrito de dívida) NOS ERA CONTRÁRIO (oposto; desfavorável; desvantajoso; adversário; inimigo), REMOVEU-O DO MEIO DE NÓS (Jesus Cristo removeu, isto é, pôs distante; afastou; fez desaparecer; desfez, desmanchando o escrito de dívida), CRAVANDO-O NA CRUZ (fazendo penetrar à força e profundamente; engastando; fixando, na cruz, esse escrito de dívida).

Ora, se está dito que o nosso Bendito e Eterno Salvador, Jesus Cristo, RISCOU (excluiu, eliminou) o escrito de dívida que HAVIA (portanto, NÃO HÁ – presente do indicativo) mais dívida contra nós, faço então a estéril e desnecessária pergunta: Quanto ainda devemos?

Qualquer estudante calouro, principiante em matemática, responderia: ZERO. NADA. DÍVIDA INEXISTENTE!

Então, a minha dívida foi PLENA E ETERNAMENTE RISCADA (paga, excluída, eliminada – PERDOADA), na cruz do Gólgota, por Cristo Jesus, meu ÚNICO porque TODO-SUFICIENTE Salvador e Senhor; por isso sou bem-aventurado, e agora posso descansar na Absoluta Garantia da Palavra de Deus, de que NÃO HÁ mais nenhuma condenação para mim; e o meu gozo se completa nesta Segurança Inabalável: “Portanto, agora NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ para os que estão em Cristo Jesus.” (Rm.8:1). Amém. Aleluia!

Religiosos há (e não poucos!) que tentam pagar suas dívidas (pecados) com lancinantes penitências. Ora, essas penitências, que incluem também as diversas e esdrúxulas promessas, são deveras desnecessárias porquanto absurdamente inúteis, ou seja, sem nenhum valor. Não há uma única obra que eu tenha que fazer, no sentido de purificar o meu pecado, visto que Jesus TUDO fez por mim (Sl.37:5), em seu Sacrifício Salvífico e Vicário TODO-EFICAZ, de valor infinito: “E O SANGUE DE JESUS SEU FILHO NOS PURIFICA DE TODO PECADO.” (1Jo.1:7)

Jesus Cristo nos ama de tal maneira (Jo.3:16) que, no exato momento em que Ele riscou o escrito de dívida que havia contra nós, cravando-o na cruz, Ele COMPROU-NOS (resgatou-nos) para Deus, por preço altíssimo, que é o seu sangue: “Porque fostes comprados por preço…” (1Co.6:20). “Por preço fostes comprados…” (id.7:23). “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.” (Gl.3:13). “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo.” (1Pd.1:18,19). “E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação.” (Ap.5:9)

Sim, caro leitor, BEM-AVENTURADOS OS ENDIVIDADOS (PECADORES), “Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Rm.3:23). Eis que eu nasci em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Sl.51:5), mas “Fiel é esta Palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores…” (1Tm.1:15); portanto, se você ainda não experimentou, não aceitou e não recebeu o perdão de Cristo Jesus, que foi dado na cruz, você tem HOJE a oportunidade: “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações…” (Hb.3:7,8). Faça, então, esta simples oração: “Senhor Deus, reconheço agora que sou pecador, cuja dívida para contigo é imensa. Sabedor de que não posso jamais pagá-la, mesmo se aplicar todos os meus esforços, venho então depositar ao pé da cruz, pela fé, esse meu pesado fardo, aceitando e recebendo a Jesus Cristo como o meu Único e Todo-Suficiente Salvador e Senhor. A partir de agora, deixo Jesus entrar em meu coração e passo a confiar única e somente nEle, com toda a minha fé. Eu oro a ti em Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.”

 

Lázaro Justo Jacinto