LUCIA HELENA PINHEIRO SERRÃO MAGALHÃES

PROJETO

BELÉM. SEUS ENCANTOS,SUAS CORES,SEUS SABORES.

 

BELÉM-PARÁ

2012

 

JUSTIFICATIVA

           

Divulgar a cultura paraense é de fundamental importância para todos os moradores desta cidade reconhecida como ponto de chegada para os colonizadores que portugueses. Marco cultural para a construção da cidade Belém,ou melhor, de Belém do Grão Pará como fora chamada, ou mesmo, Paris n América como ficou conhecida nos áureos tempos da borracha.Composta por ilustres casarões, hoje a maioria tombada pelo patrimônio público.Belém nada mais é do que o celeiro de memoriáveis arquitetura de cores e sabores que fazem a diferença.Falar de Belém, sugere mais que uma performance,mas,um diferencia.

Por essa razão, achamos de fundamental importância trazer para o estudo dos alunos essa história tão bonita da cidade. Priorizando a nossa história e a valorização de nossa cultura.Belém é rica em acervos e prédios históricos como: a casa das onze janelas,a igreja da Sé,o Orquidário, o teatro da paz,etc.Sem contar as espécies exóticas de nossas frutas com sabores diferenciados e também,por nossos pratos típicos, hoje tão divulgados no eixo nacional.

Trabalhar com essa infinidade de acervos servirá para que o aluno e também, a sociedade da escola perceba o quanto é importante o resgate de nossa história. Favorecendo a aprendizagem ,a partir, de trabalhos vivenciados pelos alunos, incentivando a leitura e a escrita,propostas indispensáveis a formação do aluno.Assim, o projeto seguirá por todo o ano letivo, como proposta pedagógica de todas as séries,com trabalhos propostos a partir do planejamento definido para cada turma.

 

OBJETIVO GERAL

Reconhecer a cidade de Belém como foco de aprendizado, valorizando sua cultura, seus encantos e seus sabores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Favorecer o aprendizado dos alunos a partir de livros que denotem a cidade de Belém;

- Valorizar a cultura enquanto forma de reconhecimento da identidade cultural do aluno;

-Reconhecer a importância da cidade de Belém no cenário nacional, a partir das comidas exóticas da região;

-Facilitar o aprendizado do aluno a partir da criação de material existente em nosso meio ambiente.

 

 

METODOLOGIA

 

O presente projeto tem como objetivo reconhecer a cidade de Belém como foco de aprendizado dos alunos a partir de sua cultura, no tocante a sua identidade e seus encantos, a fim do aluno se reconhecer como membro dessa vasta cultura.

Tendo em vista o aprendizado do aluno pretendo enfatizar a leitura de acervos que fazem referência a cidade de Belém, ou melhor, dizendo: que fundamentam o nascimento dessa cidade, e por ser rica em diversidades como: pontos turísticos, culinária exótica e sabores variados, partirão a princípio do planejamento do projeto para cada série existente em nossa escola, e também, a cada faixa etária.

Dessa forma, o trabalho será mais bem desenvolvido pelos professores, que farão todo um levantamento do que pode ser trabalhado durante o decorrer do projeto. Pois como trabalhamos com a educação infantil, temos que objetivar o conteúdo proposto para cada realidade, para assim desenvolver o projeto como um todo único e interligado.

Assim, o projeto seguirá durante o decorrer do ano letivo, desenvolvendo também materiais que envolvam a questão do meio ambiente, como facilitador da aprendizagem. Ao final, desse projeto será feito uma culminância para mostrar a comunidade do entorno da escola, e aos pais a produção de nossos alunos e professores.

 

CRONOGRAMA

 

 

FEVEREIRO

 

Turma: Jardim I

 

Estudo de imagens referentes a pontos turísticos da cidade.

Ex: desenhos e pinturas.

 

MARÇO

 

Turma: Jardim II

 

Levantamento das comidas exóticas existentes em nossa culinária.

Ex: tacacá, caruru, creme de cupuaçu, etc.

ABRIL

 

Turma: CI 1º ANO

 

Levantamento das diversidades de flora e fauna existentes em nossa região.

Ex: andiroba, peixe-boi, pirarucu, etc.

MAIO

 

Todas as Turmas

 

Leitura de Escritores Paraenses

 

JUNHO

Todas as Turmas

Danças folclóricas e comidas típicas

AGOSTO

Todas as Turmas

Entrega de material trabalhado no 1º Semestre para a mostra

SETEMBRO

Todas as Turmas

Passeios a pontos turísticos da cidade.

OUTUBRO

Todas as Turmas

Patrimônio Cultural

 O Círio

NOVEMBRO

Mostra de Educação Infantil

Entrega de material todas as turmas

DEZEMBRO

Encerramento do projeto/Culminância

Mostra de trabalhos produzidos pelos alunos a comunidade.

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

- BRAVO 171, ANO 13 Nº de Publicação 164

WWW.diariodopara.com.br

WWW.novaescola.com.br