Batalha Espiritual em Três Níveis

Neste artigo quero mostrar ao amados que estamos envolvidos em uma "Batalha Espiritual". Satanás e os seus demônios têm nos atacado de modo descarado. Eles se aquartelam à nossa volta. Conspiram contra nós e usam todo arsenal de que se dispõem para nos atingir. É uma refrega sem intermitência, pausa ou trégua, uma conflagração na qual não existe campo neutro. Somos Guerreiros ou Vítimas. Portanto, lutemos a Batalha Espiritual e permaneçamos firmes ao lado dAquele que disse: "Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas..." (Js. 1:9).
É de suma importância sabermos que basicamente a Batalha Espiritual ocorre em três níveis, que são: A) no nível solo, B) no nível do ocultismo e C) no nível estratégico, isto é, no nível de cidades, regiões, e nações. Quem sugeriu esses três níveis foi o Dr. Peter Wagner que é professor do conhecido Seminário teológico Fuller e coordenador da Rede Internacional de Guerra Espiritual. Ele escreveu: "... Provavelmente há muitos níveis diferentes e discerníveis de guerra espiritual. Neste ponto, quero sugerir três níveis genéricos acerca dos quais há um consenso bastante amplo entre os líderes evangélicos que têm esse tipo de ministério..." (Oração de Guerra Pág. 16).

Vamos à luz da Palavra analisar cada nível dos três níveis da Batalha Espiritual:

Batalha Espiritual em Nível de Solo

Nesse nível encontra-se o"ministério de expulsar demônios. O Senhor Jesus enviou os seus doze discípulos dando-lhes "autoridade sobre os espíritos imundos para os expelir" (Mt.10:1). Quando voltaram a Jesus os setenta discípulos por Ele enviados, no capítulo dez de Lucas, eles disseram em clima de empolgação: "...Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome "(Lc. 10:17). Filipe, o evangelista, ao chegar em Samaria pregou a palavra de Deus e expulsou demônios: "...espíritos imundos de muitos possessos saiam gritando em alta voz" (Atos. 8:7). Temos no Novo testamento vários casos de batalha espiritual em nível solo (Leia o livro de Atos e os Evangelhos).
Há mais de uma década tenho obtido experiências sobrenaturais na confrontação com demônios em nível de solo. Se eu fosse enumerar os casos de Batalha Espiritual em nível de solo provavelmente este opúsculo não poderia conter as narrações que seriam feitas. Mas vou contar-lhe apenas dois casos como exemplo:
Em 27/02/97, numa quinta-feira, eu estava ministrando num culto de libertação na "Igreja Evangélica Pentecostal Betel", onde pastoreei 11 anos na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas. No final de minha ministração, o Espírito Santo me outorgou uma Palavra de conhecimento, e eu disse a Igreja: "Há uma senhora aqui que está muito enferma, necessitando de um milagre de Deus. O Senhor está me dizendo que até pensamento de suicídio tem passado em sua mente. Mas o Senhor me diz que no momento em que chegares aqui na frente do altar, Ele fará uma obra milagrosa na tua vida". Quando terminei de falar à revelação que Deus me dera por meio do dom da palavra do conhecimento, aquela senhora deu um passo na minha direção, quando subitamente ficou endemoninhada e caiu no chão igual a um pedaço de madeira carapanauba. Então fui para perto dela, mas aconteceu algo que nunca imaginei que acontecesse: Ela levitou dois palmos bem na minha frente e na presença de aproximadamente 130 pessoas! Eu não estava acreditando no que estava vendo, mas realmente ela estava literalmente levitando! O poder demoníaco fizera aquela senhora levitar de modo sobrenatural. Diante deste quadro assustador dei uma ordem aos espíritos que estavam atuando naquela vida, sobre aquele corpo: "Saiam em nome de Jesus e não façam nenhum mal a esta senhora!" Ditas estas palavras os demônios saíram e aquela senhora que estava levitado voltou ao chão como uma pluma e despertou perguntado: "o que aconteceu comigo? Não me lembro de nada...!". Tudo isso aconteceu em questão de minutos. Foi realmente incrível ver aquela senhora (que depois aceitou a Cristo como salvador) levitando, semelhante àquela moça que David Coperfield fazia levitar em seus shows de ilusionismos. Provavelmente, eu e aqueles irmãos que estavam naquele culto de libertação nunca nos esqueceremos dessa guerra espiritual em nível de solo! Você concorda comigo?
Em 06/08/02 fui visitar uma senhora na UTI do hospital Santa Rosa que fica no centro de Cuiabá, pois ela estava no leito completamente deprimida, doente e sem memória. Então olhando o estado deplorável daquela mulher doente, o Espírito Santo falou-me que era um demônio de enfermidade que estava atuando naquela senhora. Tirei o óleo do bolso, molhei a minha mão com o santo azeite e disse para o filho da dona Paula: "Há um espírito imundo oprimindo a sua mãe. Vou orar por ela e Deus vai agir, agora!". E Foi o que eu fiz. Orei dizendo: "espírito imundo larga esta mulher e sai do corpo dela, em nome de Jesus! Em nome de Jesus!..." Após a oração de comando, ela abriu os olhos e deu um sorriso! Então eu perguntei-lhe: "Qual e o seu nome?" A sua resposta foi imediata: "Paula!" Novamente indaguei-lhe: "A senhora sabe quem é este rapaz?" Com um sorriso radiante no rosto, respondeu: "É o meu filho!" Nesse exato momento, o filho de dona Paula chorou de alegria, pois, Deus fizera uma obra milagrosa em sua mãe por meio da Batalha Espiritual em nível de solo!

Batalha Espiritual em Nível de Ocultismo

É neste nível que encontramos os agentes de Satanás vestindo-se com "capa de ovelha" para se infiltrarem no meio do povo de Deus. Eu estou falando dos chamados satanistas, praticantes de forças ocultas. Parece claro que estamos diante de um poder demoníaco atuante através dos xamâs, dos canalizadores da Nova Era, dos praticantes da magia negra, de sacerdotes satanistas, de adivinhos, etc. Devemos estar alerta, pois Satanás está furioso e rondando o povo de Deus no intuito de penetrá-lo por meio dos seus agentes secretos disfarçados de cristãos. A Batalha Espiritual em nível de ocultismo deve ser levado a sério pelo povo de Deus e principalmente pela liderança eclesiástica. Os satanistas são peritos e habilidosos na arte do disfarce, pois está escrito: "O próprio Satanás pode transformar-se num anjo de luz, portanto, não é de admirar que os seus servos possam fazer o mesmo..." (II Cor. 11:14 ? A Bíblia Viva). Quando o apóstolo Paulo esteve em Filipos, uma pitonisa fustigou-o durante muitos dias, até que, ele expeliu dela o espírito adivinhador. É patente que o incidente mostrou o envolvimento de um demônio diferente dos "demônios ordinários", pois o evento provocou tão grande comoção política que os missionários cristãos foram encarcerados (Ver. Atos 16:16-24).
No início do ano de 2001, no mês de fevereiro, estava na Igreja Viva Global, na cidade de Manaus, em uma Celebração de domingo, e quando foi no final da reunião todos foram chamados à frente para receber a oração da fé. No meio da multidão estava uma jovem, que não citarei o nome por uma questão de ética, quando olhei para ela tive um discernimento de espíritos: "vi um demônio de ocultismo com uma capa preta repleta de pentagramas agarrado nas costas dela. Aquela entidade estava na Igreja com um objetivo: destruir a vida espiritual da mocidade". No mesmo instante, chamei a Pastora Hogla Souza e perguntei para ela: "A senhora sabe quem é esta jovem?" A sua resposta foi: "Sim, esta jovem participa da célula do irmão Ribamar". Fiquei espantado em saber que um "demônio de ocultismo" estava infiltrado na Igreja por meio daquela jovem aparentemente tranqüila e calada. Participei o que Deus me mostrara ao líder da juventude, quando contei para ele a revelação, ele disse-me: "É de Deus Pastor! Se o senhor soubesse o que essa jovem tem feito no meio da juventude...! Mas a partir dessa semana vou iniciar uma campanha de oração com toda a mocidade". E foi o que ele fez! Sabe o que aconteceu? Aquele demônio de ocultismo não suportou a oração intercessória, e levou aquela jovem para outro lugar, pois ele fora descoberto pelo poder do Espírito de Deus. Mais tarde descobrimos que a referida jovem fazia parte de uma associação secreta de satanistas! Quero deixar registrado que, fizemos de tudo para que ela fosse liberta, porém, ela não quis a libertação. O espírito de ocultismo estava infiltrado na Igreja, por meio do seu vaso, com intuito de trazer danos ao Corpo de Cristo. Mas, eu louvo ao Senhor que nos preveniu por meio do dom de discernimento de espíritos, e tomamos a atitude de confrontá-lo por meio da oração! Isto é Batalha espiritual em nível de ocultismo!
A cidade de Éfeso, nos dias de Paulo, foi o centro de mágica. Esta informação podemos encontrar no excelente livro de Clinton Arnold, "Ephesians: Power end Magic". Se de fato esta informação é segura, creio que seja, Éfeso pode ser considerado o centro da magia no Império Romano. Teria atraído os mais famosos mágicos, bem como outros que queriam aprender deles. Paulo ministrava aos mágicos de Éfeso com resultados extraordinários. Ele guerreou naquela cidade afundada no ocultismo, a Batalha em nível de ocultismo, e conquistou muitas pessoas escravizadas na feitiçaria para Cristo. Está escrito que "também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil dentários" (Atos. 19:19). Aleluia!
O Brasil é conhecido como a nação mais católica do mundo e o ocultismo têm sido a sua base: "70 % da população brasileira é considerada praticante de algum tipo de espiritismo: leitura de mãos, adivinhação, consulta aos mortos, leitura das nuvens, de folhas do chá, leitura das vísceras de animais, horóscopo, jogo de búzios, cartas, umbanda, candomblé, kardecismo, pajelança, incorporação de espíritos, consultar carbono, receber defumação, oferecer sacrifício e oferendas às entidades (nas águas, nas cachoeiras, nas matas e nas encruzilhadas), acender velas aos santos e aos mortos. Poder da Mente, curso de Parapsicologia, Pró Vida, Silva Mind, Seicho no Ie, viagem astral, entram em estado mental alfa, abrem seus Chacras, fazem Yoga, desenvolvem suas potências, usam Tarot, Sintonia, Numerologia, Astrologia, usam cristais, pirâmedes, varetas, mandala, I-ching, massagem energética, Maçonaria, Rosacrucianismo, participam do grupo de bruxos de Hilarion, Nova Era, "entram" em pessoas, animais etc".
Portanto, nós como cristãos brasileiros, precisamos Batalhar em nível de ocultismo em prol de nossa nação católica e ocultista. Paulo, o apóstolo, com grande poder venceu na cidade de Éfeso, centro da magia no Império Romano; e da mesma maneira o Senhor fará conosco, em nome de Jesus! Satanás, nosso arquiinimigo, fará de tudo para nos deter infiltrando os seus agentes em nosso meio, porém, o Espírito Santo já nos equipou com o seu "Radar de revelação", o discernimento de espíritos. Louvado seja o Eterno!

BATALHA ESPIRITUAL EM NÍVEL ESTRATÉGICO

Este terceiro nível de Batalha Espiritual é o nível estratégico. Isso envolve o confronto dos espíritos territoriais de alto nível a quem Satanás delegou autoridade para coordenarem as atividades do reino das trevas sobre uma certa área geográfica, como: cidades, regiões, e nações. A finalidade desses espíritos territoriais é manter as mentes das pessoas cegas ao "evangelho da glória de Cristo" como nós lemos em II Coríntios 4:3,4. Creio que Paulo se refere a isso quando afirma categoricamente: "Porque a nossa luta não é contra sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef. 6:12).
No dia 10/11/1989 fui enviado pela Igreja Batista Nacional para o Bairro de São José IV, periferia da cidade de Manaus como missionário. Quando cheguei naquele lugar senti um clima espiritual pesado, e as "igrejinhas" escondidas entre quatro paredes. A maior igreja no bairro era a Assembléia de Deus, tinha aproximadamente 120 membros. Todos pastores e obreiros que trabalhavam naquela área eram unânimes e dizer: "Este lugar é terrível! Parece que Satanás estabeleceu o seu trono aqui!". Confesso que, logo nos primeiros meses naquele lugar fui tentado a cantar a mesma "cantiga" daqueles desanimados homens de Deus. Naquela época eu não tinha conhecimento de Batalha Espiritual em nível estratégico! Mas já havia aprendido que a oração do justo pode muito em seus efeitos (Tig. 5:16b). E foi o que eu e mais um querido irmão por nome Yacov L. Moreira começamos a fazer, orar em prol de nosso campo missionário, o bairro de São José III. Depois de quatro meses de intercessão ininterrupta, o Espírito Santo nos outorgou uma revelação de que deveríamos iniciar uma "vigília", e fizemos exatamente o que Deus nos falou. Sem termos conhecimento de Batalha espiritual em nível estratégico, começamos a destronar o principado que comandava naquela área periférica de Manaus: "O Exú das sete encruzilhadas". Era esse o espírito territorial" que levava centenas de jovens a se confrontarem até derramar sangue nos finais de semana sangrento. Lembro-me que, nessa época um grupo de galeroso mataram um jovem de 17 anos bem na frente de nossa Igreja. O sangue derramado do rapaz morto serviu para alguns deles se saciarem, foi algo terrível! Todo final de semana havia uma ou mais mortes em sacrifício ao Exu das sete encruzilhadas. Com o passar do tempo fui descobrindo que a maioria daqueles rapazes tinha feito pacto com Diabo nas encruzilhadas pedindo proteção e poder para praticarem toda sorte de atrocidade. Os moradores do bairro de São José III viviam amedrontados, sem saber o que fazer.
Entretanto, cinco meses depois que começamos a realizar as vigílias no chapéu de palha da comunidade, três grupos de galerosos aceitaram Jesus como Salvador. Isso foi algo extraordinário, porque, segundo os pastores e obreiros daquele bairro, os jovens só queriam saber de duas coisas: droga e briga. Todavia, Deus estava mostrando que por meio da oração intercessória esse quadro poderia ser mudado! Como de fato aconteceu!
Certo dia, em uma reunião de oração, um galeroso ficou endemoninhado e furioso, o espírito territorial falou por meio dele se dirigindo a mim furiosamente: "Vou te matar! Sabe quem eu sou?! Eu sou o Exú das sete encruzilhada!...Quem te mandou vir para o meu território?!" Imediatamente respondi: "Eu estou aqui neste bairro, em nome de Jesus! E cala a tua boca, porque este território é de Jesus! E sai desta vida, eu te ordeno!" (Não preciso nem falar o que aconteceu...). Em quase um ano a nossa igrejinha saiu da casa dos trinta membros para um rol de 180 membros salvos, batizados na águas e no Espírito Santo! O mais interessante foi que todas as igrejas da comunidade de São José III cresceram significativamente durante aquele ano de intercessão nas vigílias de oração. Sabe por quê? Porque o espírito territorial, o EXÚ DAS SETE ENCRUZILHADAS, foi derrotado e desentronizado daquela área geográfica por meio da oração intercessória numa Batalha Espiritual em nível estratégico. Os grupos galerosos ficaram extintos, pois quase todos, isto é, a maioria aceitaram Jesus como salvador em nossa Igreja. Terminamos o ano de 1992 com quase 350 membros e 60% de nossa membresia eram Jovens!
Durante os anos em que trabalhei naquele bairro (1989 a 2001) mais de 20 mil pessoas passaram por nossa vigília que, em 1992 tornou-se o conhecido "Vale de intercessão" da Zona leste de Manaus. Nesse lugar de intercessão muitas pessoas foram salvas, curadas, reveladas e batizadas no Espírito Santo. Tudo isso aconteceu naquele bairro porque buscamos a face de Deus em oração intercessória e combatemos o bom combate como bons soldados de Cristo. É por isso que sempre digo: "A oração é a força-Aérea que destrói as fortalezas do Diabo!".
Creio que a estrutura desumana, pecaminosa, opressora, injusta, ocultista, dá o direito legal para ação de demônios sobre a Igreja, as denominações, a sociedade, bairros, cidades, e nações. Permita-me explicar melhor: Por trás de cada autoridade constituída há entidades espirituais que expressarão o seu domínio, que será equivalente à respectiva autoridade. Se essa pessoa investida de autoridade é praticante da feitiçaria, por exemplo, o principado de feitiçaria terá domínio e se manifestará em tudo que a autoridade fizer ou decidir. Se a pessoa é uma autoridade que apóia a violência e está envolvida com tráfico de drogas, certamente, o principado da violência, dos vícios, dos jogos de azar, da morte, do extermínio, se fortalecerá e a ação dos demônios estará permeando todo o ambiente da região, cidade, ou estado, onde aquela autoridade tem jurisdição. No bairro do São José, o líder comunitário era envolvido com os galerosos, ele fazia parte de uma das facções. Era por isso que o principado, ou espírito territorial = o Exú das sete encruzilhadas, juntamente com os demais demônios, dominavam aquela área geográfica da periferia de Manaus. O espírito territorial agirá sempre por meio de alguém investido de autoridade, pois o reino espiritual das trevas opera mediante a porta da legalidade que lhe é aberta.
Há base bíblica no Velho Testamento para falarmos da Batalha espiritual em nível estratégico? Quando analisamos a linguagem de certos autores bíblicos da antiguidade, podemos perceber que eles se referiram a esse nível de batalha espiritual. Por exemplo, o que na realidade estava acontecendo, quando Josué repreendeu os israelitas que estavam servindo os deuses dos outro lado do rio Eufrates e no Egito (Js.24:14)? O fato dos deuses estarem do outro lado do rio Eufrates não seria algo importante? Esta não é uma referência clara a territórios exclusivos de determinados deuses, ou espíritos territoriais? Porventura, não estaria o grande conquistador Josué tentando dizer que os deuses do outro lado do rio Eufrates eram demônios do alto escalão de Satanás, encarregados daquela região, e que o povo de Israel não tinham nada a ver com eles?
Por que Deus mandou que o povo de Israel fizesse uma "operação limpeza" na terra de Canaã a medida em que eles fossem-na conquistando? Porque na verdade, Deus estava ensinado ao seu povo que não bastava vencer a guerra só no aspecto político, geográfico e socialmente as cidades, entretanto, sobretudo, que os espíritos territoriais também deveriam ser despojados, para que efetivamente o território se tornasse propriedade exclusiva dos israelitas. Trocando graúdos por miúdos, os territórios deveriam ser conquistados no campo físicos e espirituais.

Em síntese: Nós como Igreja estamos envolvidos numa Batalha Espiritual em Três Níveis e precisamos nos revestir de toda armadura de Deus descrita pelo Apostolo Paulo em Efésios capitulo 6: "Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas ciladas do Diabo" v.11 (Leia vv.13-18).

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]