A felicidade conjugal é uma “construção” que demanda tempo,paciência,investimento e,acima de tudo,muito amor.

Tal qual construção de um prédio que necessita de bases sólidas para manter-se de pé,assim é a vida conjugal,,,necessita de bases seguras para sua sustentação:

Amor. E a base principal par o sucesso conjugal. A longevidade de qualquer casamento se firma nesta base. Sem amor as demais coisas perdem o sentido. Com amor o casal supera obstáculos, vence desafios e fortalece a família. . Aprendam a valorizar as pequenas coisas, elas é que fazem as granes diferenças.

. Cuidado com a rotina.
. Não percam o encanto, a atração.
. Sejam carinhosos .

Compreenção e respeito mútuo. Evidentemente que homem e mulher só se conhecerão realmente após o casamento.A necessidade da compreenção se manifesta de imediato,bem como do respeito.Quando um não se empenha por compreender o outro o egoísmo se aflora trazendo consigo muitos malefícios na relação.O respeito entre ambos deve ser prioridade.Sem respeito o relacionamento se desgasta com muita facilidade.Perdendo-se a credibilidade e o encanto entre ambos . Somente através da compreenção o perdão é praticado, e somente através do respeito o casamento alcança sua maturidade almejada.

Humildade. A Bíblia nos afirma que diante da honra vai a humildade (Pv.15:38) A humildade é uma questão de caráter.Não se aprende na escola e nem se adquire em cursos e palestras.O reconhecimento de faltas cometidas e os pedidos de perdão são demonstrações de um coração humilde.Hb.12:15 – Mc.11:25,26. No relacionamento conjugal, aprender a ceder é fundamental, pois a partir do momento em que ambos dizem o sim diante do Altar do Senhor, tanto homem como mulher deverão priorizar um ao outro. G.2:24

Sinceridade. Uma das coisas mais devastadoras no casamento é a mentira. Aquele que mente, tanto engana a si mesmo como aos outros. Como instrumento do Diabo, a mentira mina a confiança,desestabiliza a união conjugal e propicia aberturas para a separação.Quem é feliz ao lado de alguém que mente? Dizer a verdade deve ser prioridade ente os cônjuges. Nada de subterfúgios, nada de segredos, nada de mentiras. Mentir é fracassar ( zac.8:16) A prática do diálogo,franco e sincero é o caminho certo para os ajustes e uma convivência feliz. Portanto, usemos as armas da luz... Rom. 13:12

Renúncia. Aprendemos com os mais antigos que a marcha mais usada na “condução” do casamento é a marcha “ré”.Isto porque,a partir do momento da efetivação do casamento,tanto homem como mulher deverão priorizar um ao outro.A Bíblia nos ensina que os casados cuidam das coisas objetivando agradar um ao outro (ICor.7:33,34) No livro do Genesis,cap.2 versiculo 24 nos diz que o homem ao se casar deverá deixar a casa paterna para viver com sua esposa.Isto não significa “abandonar” os pais e nem desprezá-los.Isto fala da priorização do homem a sua família ,ao seu novo lar.