Tendo em vista a reportagem da revista Exame, Negócios do Esporte – 7 de Setembro/2011, percebemos que entre o prazer de um esporte e a lucratividade que é possível conquistar através deste, grandes empresas tem evoluído em busca de novas técnicas, novas oportunidades de negociar, seja uma marca, seja um patrocínio, apoio.

 

Estar num evento esportivo é da oportunidade de o mundo lhe enxergar, e a sua forma de se mostrar é que será o diferencial. Na visão de um Administrador, com ênfase na área produtiva, desenvolver uma atividade / estratégia de Marketing voltado para um evento esportivo, seria necessário um apoio institucional, a exemplo do IBME - Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo, que orienta de forma a mostrar o melhor caminho entre as diversas oportunidades de negócios, entre elas, a difusão e reconhecimento de marca, onde um evento esportivo pode oferecer.

 

A FIFA idealizou um projeto que é sucesso em todo mundo, o Fan Fest, capaz de reunir vários segmentos em um mesmo local, promovendo ação esportiva, recreativa e marketing puro. As empresas que possuem capital para investir, tem nas mãos uma oportunidade extraordinária de mostrar a sua marca e fazer aparecer para o mundo, visto que esse evento concentra diversos seguimentos de mercado.

 

Quando se assiste um jogo de futebol, é pouco provável que alguém que não seja da área dos negócios e marketing, perceba, o universo de possibilidades lucrativas que há nesses poucos minutos de partida. É preciso estar a frente, com as melhores ideias, conquistar espaço, marcar presença, firmar a marca e ter exclusividade.

 

Investir também em grandes nomes profissionais da área esportiva também é uma grande jogada para aumentar as vendas de um determinado seguimento. A exemplo de Maria Shaparova, que é altamente remunerada, não é uma das melhores no que faz (tênis) porém, apresenta um verdadeiro show em quadra, o que atrai olhares de investidos, sejam rádio, televisão, banco e marcas de gripe e principalmente os esportivos, porque são capazes de promover e estimular vendas, como a matéria mesmo diz, no marketing, o importante é faturar.

Fonte: Revista Exame - Negócios do Esporte - 7/9/2011