BASE ECONÔMICA DE MATO GROSSO

                            

 

         A economia de Mato Grosso é bastante divergente. Temos um leque de produção agrícola e algumas indústrias que se instalaram no Estado. A base da economia é ainda a agricultura e a pecuária.Analisaremos aqui alguns pontos básicos que caracterizam esta região:

I-) Recursos vegetais – três tipos de vegetação:

a) Floresta Amazônia – grande parte é coberta por esta floresta, que deve ser preservada, mas está sendo utilizada para a agricultura e pecuária.

b)Cerrados – Abrange uma grande parte da região. Apresenta uma vegetação escassa com formações arbusivas e herbáceas. Existe o cerradinho que é ótimo para a pecuária devido ao capim que nele se apresenta. O serradão pode ser muito bem aproveitado para a agricultura. Ambos estão sendo utilizados para o plantio de soja e de cana de açúcar. Há também os campos limpos que se tornam em grandes regiões pastoris.

C)Pantanal: Grande componente de vegetais complexos com misturas de matas, campos, terras alagadiças, pastos e outros. No Mato Grosso estes pastos são adubados pelos rios Paraguai e Cuiabá, além de uma infinidade de córregos.

          O norte de Mato Grosso despertou-se para o plantio de soja, cana de açúcar, milho, arroz, mas ainda é muito utilizado pelo extrativismo vegetal e mineral. Entre os vegetais nativos temos a seringueira para extração da borracha onde sobressai os municípios de Nobres, Rosário Oeste, Diamantino, Aripuanã e outros, sendo esta borracha beneficiada em Várzea Grande; Ipecacuanha ou Poaia – utilizada na indústria química e farmacêutica. Os principais produtores são Cáceres, Barra do Bugres, Vila Bela e Arenápolis.; Madeira – para fabricação de móveis e casas. Está distribuída por todo o Mato Grosso. Os principais produtores são Araputanga, Sinop, Aripuanã, Sorriso, Tapurã e muitos outros. Atualmente não há uma extração tão grande em virtude das proibições do IBAMA e outros órgãos. Na verdade precisa mesmo de um freio para o desmatamento desenfreado. Há possibilidades enormes de se plantar novas árvores, porém pouca gente faz isto.

          Temos outros produtos de extração vegetal como Castanha do Pará, Assai, babaçu, Guaraná, Pequi e muitos outros.

          Na agricultura o Mato Grosso tem-se destacado como um grande celeiro brasileiro uma vez que há grande reservas de terras boas. Aqui, praticamente se produz de tudo que se plantar. Atualmente temos grandes plantações de soja, algodão, mandioca, milho, arroz, banana, batata, mamão, caju, laranja, uva e outros

          A horticultura deveria ser bem mais aproveitada, mas infelizmente poucas pessoas se interessaram pelo ramo. As hortaliças aqui produzem muito bem, temos muita gente que sobrevive destes legumes, mas grande parte prefere exportar de outros Estados.

 

          Recursos Minerais:

          Mato Grosso é um Estado rico em recursos minerais e isto se mostra presente em quase todas as cidades do Estado.  Enumeraremos aqui alguns destes recursos: diamante – riqueza muito abundante no passado, mas com alguns destaques ainda em várias cidades. Entre estas cidades temos: Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Poxoréo, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Juina e outros; ouro – colhido ainda em várias regiões como Cuiabá, Poconé, Livramento, Peixoto de Azevedo, Vila Bela; Calcáreo – com possibilidade de grande produção de cal e cimento no futuro. Atualmente os dois lugares que mais se destacam são Rosário Oeste e Nobres. Entre outros produtos menores temos: cascalho para fabricação de manilhas, tubos e como material de construção, águas térmicas, argila, areia, etc.

         

          Recursos animais:

          Um dos maiores produtos da região continua sendo o gado distribuído entre Zebu, Girolês, Nelore e outros. Aqui temos muito gado de corte com exportações para outros Estados e Paises, bem como o gado de leite. Temos várias indústrias instaladas no Estado para beneficiamento dos produtos derivado do gado. Atualmente o Estado está também com uma boa leva de ovino, suíno e muar.

 

          Indústria e Comercio:

          De uns tempos para cá grandes indústrias estão sendo instaladas aqui no Estado. Estas indústrias estão distribuídas nos ramos: alimentares, madeireiras, de couro, de ferramentas. Temos produtos referentes a bebidas, óleos vegetais, carnes, farinha, açúcar, queijos, doces, palmito, arreios, manilhas, cerâmica, móveis, cal, cimento, peças diversas, macarrão, bolachas, roupas, etc

          O comércio ainda é marcado por exportação de produtos derivados da carne e outros alimentos.

          No setor de infraestrutura o Mato Grosso encontra-se em boa posição, fator básico para o desenvolvimento de uma região.

          Precisa-se um maior número de cooperativas, casas armazenadoras para exportação, maquinário. A região vem atraindo indústrias variadas em todos os setores e estamos de portas abertas para todos aqueles que desejam se instalar aqui e progredir.