Onde já se viu tamanha judiação, daquele povo sofrido pras bandas do sertão, digo isso, pois aquele povo é um povo vitorioso, tanta tristeza, sofrimento,seca, falta de dinheiro, e é um povo que vive feliz, e vive cantando suas tristezas com a maior alegria, alegria que nunca se viu em parte nenhuma do Brasil.

Isso se passou a muito tempo numa cidadezinha de seus 2.000 habitantes, (nome fictício), Barro do Soró.

Soró era um menino ligeiro, esperto, que vivia alí por aquelas bandas, gostava de ajudar a todos, estava sempre sorrindo, sempre de bem com a vida, Soró, um certo dia sumiu de Barro do Soró, nunca mais se viu o moleque, uns dizem que viram lá por Pernambuco, outros dizem tê-lo visto em São Paulo, a verdade é que ele sumiu, até então a cidadezinha chamava-se Barro do Piá, passando então para Soró, em homenagem ao menino que a cidade gostava.

O tempo passou, ninguém mais se falou do menino, de repente, um dia eis que surge um visitante na cidade, e foi logo pra babearia do seu Tenório, o visitante logo disse: -Quero barba e cabelo, pago bem.

O visitante, trajava um terno de luxo,parecia comprado na cidade grande, enquanto cortava o cabelo, a conversa rolou solta pela barbearia, e o assunto derivou para o Soró, o menino que havia sumido dalí da cidade, o visitante, levantou-se da cadeira e disse ter ouvido falar do desaparecimento, tirou o documento que logo exibiu ao barbeiro, Dr José Soró de Oliveira. O barbeiro,quase cai desmaiado, não era possível que Soró era aquele visitante ilustre, e hoje médico, o barbeiro,se repos e chamou todo mundo da cidade,e contou e mostrou o visitante, a cidade realizou uma festa como ninguém havia presenciado, com banda e orquestra vindas da cidade grande, José Soró hoje Dr José Soró foi homenageado, e finalmente a história foi revelada, Soró, havia sumido sim, levado por uma família de ciganos, porém fugira do acampamento deles e fora pra capital, alguém muito caridoso, deu-lhe estudo, roupa boa, comida e teto, até ele chegar hoje ao que chegou. Assim foi a estória de Barro do Soró.

 

A história poderia ser real, assim comos os nomes, mas não são.