Vamos analisar a relação entre a teoria citada no livro Introdução à Teoria Geral da Administração - Chiavenato (2004) com o filme Mauá, o Imperador e o Rei (Brasil, 1999). Veremos como Barão de Mauá aplicava cada uma das habilidades citadas no livro em sua trajetória.

Ao ler o livro Introdução à Teoria Geral da Administração - Chiavenato (2004), vemos que o administrador depende de três habilidades básicas que são muito importantes para o seu desenvolvimento profissional. São elas: Habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

Segundo Katz citado por Chiavenato (2004) as habilidades técnicas consistem em saber utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários para realizar tarefas específicas relacionadas com a execução do trabalho. No filme Mauá, o Imperador e o Rei (Brasil, 1999), vimos que Barão de Mauá possuía algumas habilidades técnicas, pois no início de sua carreira profissional havia trabalhado no comércio, onde aperfeiçoou suas habilidades técnicas vindo a se tornar um profissional de sucesso no mercado.

Também segundo Katz citado no livro Introdução à Teoria Geral da Administração - Chiavenato (2004), as habilidades humanas consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz. Facilidade no relacionamento interpessoal e grupal. Vemos no filme Mauá, o Imperador e o Rei (Brasil, 1999) um exemplo dessas habilidades quando Barão de Mauá tem que lidar com o problema das dívidas do seu banco, como ele consegue primeiramente compreender toda a situação e depois agir conforme ela, se comunicando com as pessoas envolvidas e resolvendo a situação.

A outra habilidade segundo Katz citado no livro Introdução à Teoria Geral da Administração - Chiavenato (2004), é a Habilidade Conceitual, que consiste na capacidade de utilizar ideias, conceitos, teorias e abstrações como guias orientadores da ação administrativa.

O filme Mauá, o Imperador e o Rei (Brasil, 1999), nos mostra que a trajetória do Barão de Mauá está repleta de habilidades conceituais, pois ele era capaz de transformar suas ideias em realidade, como por exemplo, quando construiu a primeira ferrovia brasileira, quando fundou o Banco do Brasil, quando fez a instalação de cabos submarinos de telégrafos que iam até a Europa, entre outras inovações, sendo muitas destas inspiradas pela na administração britânica.

Referência bibliográfica:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

MAUÁ, O IMPERADOR E O REI (Brasil. 1999). DIREÇÃO: Sérgio Resende ELENCO:

Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Rodrigo Penna; 134 min.