BAQUE MULHER: A TRADIÇÃO DO MARACATU NAS MÃOS FEMININAS

O Maracatu é uma manifestação cultural da música tipicamente pernambucana afro-brasileira. Como a grande parte das manifestações populares inerentes ao Brasil, é uma amalgamação das tradições indígena, africana e europeia.

Antes o Maracatu era representando exclusivamente por homens, mas em 2008 uma mulher de fibra e genuinamente brasileira, rompe barreiras e supera preconceitos tornando-se a primeira mulher na história a tornar-se Mestra de um Maracatu Nação: Joana D'arc Cavalcante.

O Grupo Baque Mulher foi criado na cidade do Recife, possui três anos de formação e é composto por cerca de 70 mulheres, demonstrando fortemente que o Maracatu nas suas ascendências é passível de ser remodelado.

É um projeto cultural que propende principalmente evidenciar que as mulheres exibem perfeitas condições instrumentais para tocar tambores, e que o fazem com maestria.

O Baque Mulher apresenta parcerias com outros dois grupos tradicionais: A NAÇÃO DO MARACATU PORTO RICO E A NAÇÃO DO MARACATU ENCANTO DO PINA.

O entrosamento entre a equipe e a líder do Grupo contribui de forma contundente para o fortalecimento da tradição como um todo. Não recebem nenhum benefício de qualquer organização, sendo mantido através de colaborações espontâneas de integrantes, comunidade e apreciadores do Maracatu.

Segundo a idealizadora do projeto, a Mestra Joana: “O Baque Mulher é de grande importância, por ser o único Maracatu de baque virado composto só por mulheres. O grupo é encarado com seriedade, e é visto como um trabalho sério, comprometido com a religiosidade e com as crianças e adolescentes da comunidade. É um trabalho amplo e diversificado”. 

O Grupo Baque Mulher aspira ao reconhecimento e acesso às mídias de massa, contudo, isso é uma questão de justiça: basta um simples contato com essa belíssima manifestação cultural de Pernambuco para entendermos que esse grupo tem as características cogentes para obter projeção e respeitabilidade a nível internacional. 

BAQUE MULHER. FONTE: MARCELO BULHÕES.