O trabalho “Modelo de organização e funcionamento de uma empresa de serviços” propõe aos estudantes do primeiro período do curso de Ciências Econômicas da PUC Minas uma oportunidade de conhecer mais de perto o funcionamento de uma instituição financeira e suas particularidades, ou seja, proporciona a experiência de um ensaio empresarial.

  No trabalho, foi proposto aos estudantes uma entrevista com gerentes, executivos ou empresários de instituições financeiras.Os alunos deveriam indagar o entrevistado sobre o funcionamento da instituição na qual trabalha, englobando questões sobre a estrutura, a estratégia, a comunicação, a cultura, identidade, imagem, gestão e inovação da empresa.

  Para a resolução dessa proposta, a instituição financeira escolhida foi o Banco Santander. Este banco está passando por uma fase de unificação com o Banco Real e juntos formarão uma só marca, representada pelo Santander.

  Ao entrevistar a gerente da agência do Banco Santander, Sílvia, o roteiro proposto foi seguido, utilizando-se as perguntas como uma fonte para entendermos e compreendermos como se dá a estruturação da instituição, o seu funcionamento no dia-a-dia, bem como suas particularidades.

 Uma pesquisa sobre o Banco Santander também foi feita, levando-se em conta o histórico da empresa, os serviços oferecidos, o mercado no qual ela atua, o perfil de seus clientes, as forças propulsoras e restritivas do negócio e os fatores que influenciam essa empresa.

  A partir da entrevista e da pesquisa sobre o banco, coube aos alunos do grupo relacionar as constatações feitas no trabalho com a matéria aprendida na sala de aula e também fazer uma análise e uma conclusão.

Conceitos como missão (papel da instituição na sociedade), visão (aquilo que a instituição pretende, planeja ser no futuro) e negócio (o que a instituição acredita que seja o desejo do cliente em relação a ela) foram utilizados no trabalho e ajudaram no entendimento de como funciona a estrutura de uma empresa.

   Além da dinâmica organizacional da empresa, a questão da sustentabilidade também foi abordada, levando em conta o fato de que os bancos estudados são praticantes dessa política, o que é muito comum nos dias de hoje.

  Anexo ao trabalho apresentamos a entrevista transcrita e no desenvolvimento, as informações sobre as instituições trabalhadas e as conclusões tiradas bem como as análises dos resultados.