BIRD

RESUMO

Este presente artigo trata de uma pesquisa sobre o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), onde será abordado os assuntos sobre sua fundação, desenvolvimento  e seu objetivo.  O BIRD, tem como   principal objetivo é o de ajudar a desenvolver os Estados, aumentando o nível de vida dos cidadãos, reduzindo a pobreza e as desigualdades. Para que o Estado possa se desenvolver é necessário a ajuda do BIRD para disponibilizar recursos financeiros, para atingir um crescimento durável, sendo assim o BIRD tem um papel importante com os Países.

Desigualdade: Mendigo sentado na calçada.

Palavras-chave: BIRD. Desenvolvimento. Objetivo. 

INTRODUÇÃO

O artigo trata do Banco internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), um assunto cujo com o passar do tempo foi se modificando e evoluindo devido o desejo de reconstruir países devastados economicamente  e socialmente. O BIRD é uma instituição ligada a ONU e tem como objetivo desenvolver os Estados, reduzindo a pobreza e a desigualdade social, com isso empresta dinheiro aos países  com a missão de  promover uma evolução durável a estes países. O BIRD atualmente é integrante do Banco Mundial.

Mediante financiamentos de projetos o BIRD busca melhoria de vida as populações, visando sempre um progresso econômico e social dos países. O BIRD é formado por conjunto de indivíduos dos vários países que integram o Banco Mundial, sendo que de acordo com as  condição econômica dos países é determinada a sua representatividade.

Reconstrução e Desenvolvimento

Em 1944, foi criado o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, no final da Segunda Guerra Mundial, com o intuito de evitar conflitos da mesma proporção. O BIRD nasce como um órgão da ONU[1], com o objetivo de reconstruir a Europa destruída pela guerra. Conforme o objetivo foi sendo alcançado, o BIRD passou a ampliar  suas funções, tornando-se integrante do Banco Mundial, cujo objetivos são de desenvolver os paises economicamente e socialmente. O Banco Mundial é formado  pelo BIRD e a Associação Internacional de Desenvolvimento(AID). O capital do BIRD vem de títulos financeiros vendidos no mercado de capitais internacional devido sua credibilidade, solidez e liquidez.[2] O banco empresta dinheiro a juros baixos ou até mesmo sem juros, concedendo assistência  para o desenvolvimento destes países.

A missão principal do BIRD, é de financiar projetos para evoluir e desenvolver países mais pobres com a assistência financeira. O BIRD é sediado em Washington e é bicameral, cujo sua tomada de decisão se dá através do voto ponderado , cada Estado-Membro detém 250 votos, cada voto é adicionado de partes de capital ou seja é mais votos podem ser acrescidos conforme seu capital dentro do Banco Mundial.[3] Apenas  países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) podem fazer parte do BIRD.

o Banco Mundial é administrado por um Conselho de Governadores (Estados-Membros) e um Conselho de Administração (membros), o BIRD trabalha em parceria com os países  para investir especialmente na saúde e na educação básica, dando atenção ao meio ambiente, apoiando o desenvolvimento para que os governos  tenham capacidade de prestar serviços de qualidade a população, para haver um fortalecimento no desenvolvimento social e econômico. [4]

O Brasil é importante “cliente” do BIRD, pois já fez diversos empréstimos, alguns foram quitados e outros ainda estão ativos. Sendo que somente fica disponível um novo empréstimo se o objetivo anterior for alcançado, contudo determinadoem contrato. Obanco Mundial é parceiro do Brasil, apóia projetos que buscam crescimento econômico e desenvolvimento social,  reduzindo a pobreza e a desigualdade. O banco adquire  muitos conhecimentos e experiências, podendo lidar melhor com as situações de cada país,  levando experiências para serem adaptadas em outros países para melhor ajudar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Portanto Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), tem uma papel importante, pois foi criado inicialmente para auxiliar a reconstrução da Europa, devido o passar do tempo que os objetivos foram alcançado foi ampliada suas funções. Atualmente o BIRD concede aos paises membros estrutura financeira para que estes possam se desenvolver, evoluindo cada vez mais socialmente e economicamente através de financiamentos de projetos que buscam melhoria de vida da população. Com isso nota-se sua extrema importância para os países que necessitam se auxílios financeiros.

REFERÊNCIA(S):

Disponível em :<http://www.infoescola.com/economia/bird/> . Acesso em 15 de junho de 2013.

Disponível em :<http://www.zemoleza.com.br/carreiras/11885-bird-banco-internacional-para-reconstrucao-e-desenvolvimento.html>. Acesso em 15 de junho de 2013.

Disponível em :<http://www.carloscoelho.eu/saber_mais/ver_dicionario.asp?submenu=35&gloss=318>. Acesso em 15 de junho de 2013.

Disponível em :<http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/bancomundial/>. Acesso em 15 de junho de 2013.

Disponível em: <http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1800514-bird-banco-internacional-para-reconstru%C3%A7%C3%A3o/#ixzz2WJf7GxIb>. Acesso em 15 de junho de 2013.

Disponível em :<http://www.enfin.com.br/popup.asp?verbete=BIRD%20-%20Banco%20Internacional%20de%20Reconstru%E7%E3o%20e%20Desenvolvimento>. Acesso em 15 de junho de 2013.