Desde crianças, as mães já ficam esperando a hora certa para colocar as filhas no ballet clássico. Assim, se realizam ao ver as pequenas nos espetáculos de fim de ano e as roupas, as danças e toda a estrutura envolvida para apresentar a evolução das pequenas aprendizes.

Com o tempo, a correria, os estudos e outras atividades, essas meninas deixam a dança de lado e seguem suas vidas com este encanto guardado. Mais para frente, elas se tornam mães e elas acabam retornando às academias de ballet para inserirem suas filhas na modalidade.

Mas agora, as academias estão abrindo vagas para essas mães também se realizarem e voltarem para essa paixão da infância, ou já praticada ou ainda apenas vislumbrada. Esse sonho de menina tem feito muitas mulheres vestirem a sapatilha.

Hoje em dia, as barras de ballet não pertence mais apenas aos profissionais ou às crianças, mas a diversas pessoas que estão procurando melhorar o preparo físico ou para realizar um desejo de infância.

A média de idade dessa nova procura está entre os 20 e 45 anos. As famosas também estão freqüentando essas aulas e inspirando a mulherada. A turma para iniciantes é ideal para quem está começando, porque são dados os passos básicos como o pliê.

As aulas se resumem na aplicação da técnica que o Ballet exige, mas respeitando o ritmo de cada uma, fala a professora de dança Selma Muniz. Segundo ela, algumas dificuldades podem ser sentidas no início devido à perda da flexibilidade, menor coordenação motora. Mas com o tempo, o próprio aluno vai sentindo a melhora e conquistando mais habilidade. “Montamos exercícios de acordo com a necessidade da turma", diz a professora. 

Para ela, o preconceito é algo inevitável na hora da matrícula, alguns têm vergonha, outros têm medo de não acompanhar os demais, porém com o decorrer das aulas, a entrega à dança vai acontecendo, afinal ninguém vai se tornar uma Ana Botafogo neste momento da vida.

O Ballet proporciona muitos benefícios aos praticantes. O mais visível é a postura. Quem nunca reparou na posição imposta pelas bailarinas? É impossível não reparar, fora o condicionamento físico, tônus muscular e o corpo modelado.

 "A própria força do corpo dá os resultados, principalmente, a musculatura das pernas, do abdômen e do glúteo", explica a professora.

O balett não é monótono como a academia, indicado, portanto para quem não gosta de exercícios repetitivos, associa a música e atividades coletivas. Para alguns se torna muito atrativo, pois proporciona momentos de relaxamento, pois os passos exigem concentração e assim, faz com que o praticante se desligue do cotidiano e do stress provocado por ele.

Dançar é uma válvula de escape que trabalha com todas as articulações e músculos do corpo, além de ser um exercício para o cérebro, afinal, exige memória dos exercícios uma vez que a cada avanço, ficam mais complexos a medida que se acostuma com o os movimentos. Vale lembrar que o ballet não é só indicado para mulheres, mas para homens também.