O bairro de Paratibe pertencente a cidade do Paulista há alguns anos antes de se tornar bairro era considerado como o distrito industrial do município do Paulista pois em suas terras foi construído o pólo industrial Comendador Arthur Lundgren. Para que haja um melhor entendimento nos registros que aqui encontrarão, se faz necessário, viajar um pouco no tempo para que se possa  analisar de forma mais precisa o motivo da escolha desse tema e sua importância no que diz respeito a adquirirmos conhecimentos sobre algumas expressões  que escutamos nos dias atuais tais como: Empreendedores; Empresários; Administradores; estratégias; planejamentos; eficiência; eficácia; controle; globalização, Gestão; empreendedorismo; sucesso e outras palavras pronunciadas por professores acadêmicos; estudantes ou profissionais que atuam em áreas técnicas e departamentos administrativos de grandes organizações.

Assim como em outros bairros das diversas cidades do território nacional, em Paratibe, nem todas as pessoas que se tornaram empresárias ou empreendedoras, foram bem sucedidas. Talvez a falta de conhecimento técnico ou de um bom planejamento, possa ter sido o motivo que a maioria dessas pessoas  entraram em decadência financeira resultando a falência de suas empresas. A decadência de diversas empresas tanto no setor Industrial de Paratibe, quanto no setor comercial e de serviços, ocasionou em seus proprietários, receio de continuar investindo em outros tipos de negócios.

Nem todo empresário tem espírito de empreendedor, muitas vezes fundam empresas sem se preocupar com o planejamento que deve ser feito bem antes de se iniciar as atividades operacionais de determinado tipo de negócio objetivando um retorno a curto prazo do investimento feito.

Todo empreendedor, ou seja, o verdadeiro empreendedor não empreende por acaso, pois se preocupa em fazer o planejamento do empreendimento almejado com bases em pesquisas de mercado; tipo de empreendimento; necessidade de consumo; riscos; localização; público alvo; acesso; aceitação; orçamentos; etc. O simples empresário só se preocupa com a empresa que fundou e muitas vezes tem receio de investir e abrir novos de negócios. Já o empresário-empreendedor é ousado e sempre esta querendo mais e mais, não tem receio de investir em novos ramos de negócios que atendam a demanda do publico consumidor utilizando estratégias que conquistem e o convença a consumir seus produtos ou serviços.

Foi dessa forma que em Paratibe e até mesmo em outras localidades da cidade de Paulista, que alguns investidores tiveram sucessos e retornos positivos enquanto outros bem sucedidos, não conseguiram superar as diversas crises econômicas que o nosso pais enfrentou desde a implantação das indústrias em todo o território nacional.

Nos dias atuais, descobrimos que para uma pessoa se tornar um bom empreendedor se faz necessário ter alguns conhecimentos na área: técnica; de mercado, administração financeira e orçamentária e logística, pois tais áreas estão presentes em todos os tipos de negócios.