É um Sistema Simples e muito eficiente para proteção de aeronaves e seus ocupantes contra um choque a pássaros; Vejamos de onde vem o principio:

Considerando que quando alguém ou algum animal segue em nossa direção sem nos ver e chamamos a atenção deste por via sonora; O Principio é exatamente igual, sendo que usando freqüência de Radio ou Microondas como no Radar.

Vamos considerar um radar de bordo comum projetado para detectar formações metrológicas durante o vôo. O equipamento liga seu transmissor que dispara com alta Potência; em rajada curta de alta intensidade, em ondas de rádio de alta freqüência ou de microondas. Essa rajada pode durar apenas um microssegundo. Só que ao contrário do Radar, o “BACS” tem o dobro da potência de um radar metrológico de bordo normal, com potência de partida de 200 W e usa a freqüência que Afasta as Aves da Rota da Aeronave, mas, diferente do radar não desliga o transmissor para ligar o receptor para ouvir o eco, no caso do “BACS” o receptor não Existe. As ondas de rádio viajam na velocidade da luz, cerca de 300.000 km/s, significa que, o equipamento Alertará as Aves sobre a Aeronave com bastante precisão e antecedência da chegada da aeronave, alem de Afastar-las do Prolongamento da trajetória sucessiva da Aeronave.

Freqüências UHF de X000 até 1X000 MHz serão usadas; O transmissor fornece radiofreqüência ou microondas em forma de pulsos eletromagnéticos modulados em Alta Potência que é disparada contra a antena parabólica que os remete unidirecionalmente em direção ao alvo (ou eixo do prolongamento do deslocamento da aeronave), durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que será compelido a livrar a rota da aeronave, pois a potência será maior no meio do eixo do prolongamento da Aeronave, o que fará a Ave se afastar do CENTRO de Maior Potência Eletromagnética.

Serão usadas bandas de freqüências de rádio (MHz- milhões de Hertz até centenas de milhões) ou de microondas (de centenas de milhões até GHz- dezenas de bilhões de Hertz); Assim também , O “BACS” só transmitirá com o intuito de AFASTAR as Aves nas freqüências mais apropriadas para afastar as aves típicas no determinado Local na determinada Estação do Ano, porem terá uma Freqüência de rádio ou Microonda comum para todas as Aves.Todas estas freqüências serão publicadas nas Cartas de Aproximação e Saída dos Aeródromos e Cartas de Área em todo o mundo.

O Sistema “BACS”; poderá ser:

Sistema I ou “S-1” e ou Sistema II ou “S-2”.
No Sistema I ou “S-1” A Tripulação Selecionará a Freqüência apropriada no console (conforme Área sobrevoada e Estação do Ano em que é realizado o vôo) para AFASTAR as Aves típicas na Localidade Sobrevoada pela Aeronave, afastando-as da rota da aeronave em Sobrevôo.

No Sistema II ou “S-2” Será acoplado ao “S-1”; Um equipamento de Navegação tipo GPS, OMEGA, INERCIAL, etc...que Automaticamente seja selecionado a Freqüência a ser modulada sobre o Espaço Aéreo Sobrevoado na Estação Especifica do Ano em que é realizado o vôo, bastando para isto, o Software do equipamento está atualizado, afastando assim, automaticamente as Aves típicas que sobrevoam o Espaço Aéreo na Estação do Ano em questão.Porém, terá como ser colocado manualmente a freqüência desejada como no “S-1”.

Roberto Milán