Caros leitores,

Primeiramente,obrigado mais uma vez pela atencão. É uma honra  escrever mais um artigo, esse especialmente aos formandos de Engenharia de Petróleo e Geologia, vale a pena ler.

Como alguns de vocês já sabem o petróleo é uma das fontes de energia mais consumida no mundo, mas, como esse produto de milhões de anos atrás e descoberto, processado e vendido. Hoje dou  início numa gama de artigos falando um pouco sobre essa fonte de energia tão rica em hidrocarbonetos.

Bem, o homem já mapeou as superfícies desérticas da Lua, de Marte e de Vênus. Mas ainda esta engatinhando no aprendizado da geografia do fundo dos mares e oceanos da terra, da qual conhece somente 5% segundo os pesquisadores. O Petróleo certamente esta ajudando a algum tempo a clarear vastidões submarinas, pois as atividades de prospeccão nas bacias sedimentares se desenvolvem em vários continentes. No Brasil, 4,65 milhoes de km2, fica em terra firme. No atlântico, até o limite de 200 milhas de aguas territoriais abrange 2,57 milhões de Km2 restantes.

De todas as bacias brasileiras, oito são produtoras de petróleo e gás, e delas já foram extraidos cerca de 7 bilhões de boe( barril oleo equivalente). Pesquisadores, Enfenheiros, Geologos, Técnicos depositam suas fichas no oceano, porque dali que se espera o prêmio maior, já tive a oportunidade de ajudar a mapear campos petroliferos no Brasil e no exterior, e posso dizer agora em tempo real que estamos cada vez mais multiplicando reservas em todo o mundo. A Bacia de Campos, onde estao 80% das jazidas, concentra a maior parte da produção nacional . Das reservas brasileiras, 90% encontra-se em bacias offshore, estima-se que 80% em lâminas d'agua superiores  a 400 metros de profundidade. Hoje ja exploram com 3000m, chamados Deep challeger water.

Atualmente, o trabalho de exploração esta apoiado em tecnologias que não param de progredir. Há mais de 30 anos, os recursos disponiveis eram bastantes escassos. Porém, com a descoberta do Campo de Garoupa no final dos anos 60, contribuiu para aumentar o desenvolvimento nas bacias sendimentares com apoio de empresas estrangeiras. Logo, foi realizado um projeto piloto e desafiador, onde um poço de Petróleo, foi dito como produtivo e asiim começou de fato, a corrida pelo do ouro negro.

No proximo artigo, comentarei sobre como foi dado os nomes de peixes aos campos de petroleo na Bacia de campo, uma historia fascinante que valerá a pena conferir.

 

Grato,

Nilson José lacerda Filho.